Animação e arte sequencial (HQ’s)

HowtoDraw Mickey2 copy

Atualmente a animação tem se desenvolvido tecnológica e comercialmente, destacando-se no meio audiovisual. Também as histórias em quadrinhos, ou arte sequencial (termo geralmente usado para definir as HQs), têm recebido reconhecimento enquanto obras de valor artístico, sendo muitas vezes transportadas para os meios cinematográfico e televisivo.

Assim, a 13ª edição do Dossiê apresenta o tema “Animação e Arte Sequencial (HQs)”, com artigos que vão de Walt Disney a Batman.

Todos os artigos foram apreciados pelo Conselho Editorial do Dossiê composto por Profª Drª Ana Paula Cruz Penkala Dias (UFPel), Profª Drª Carla Schneider (UFPel), Profª Drª Índia Mara Martins (UFF) e Profº Dr Leonardo Andrade (UFSCar). Agradecemos a participação dos autores, que contribuíram com os artigos importantes para essa publicação, e aos conselheiros e editores, que colaboraram com a análise, edição, revisão e publicação deste Dossiê.

Boa leitura!

As mídias segundo Mafalda
Por Juliana Bulhões Alberto Dantas, Diolene Borges Machado, Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz, Marcelo Bolshaw Gomes

Ao infinito e além da trilogia dos brinquedos: pensando a cultura popular e a cultura visual a partir de Toy Story
Por Ana Paula Penkala

A página como espaço simbólico
Por Jônathas Araujo

Bambi e Up: um estudo comparativo das relações entre processos produtivos, visualidades e narrativas
Por João Henrique Duarte Nadal

Da Transilvânia para os trópicos: Drácula nos quadrinhos brasileiros
Por Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade

Como se faz uma animação? : os discursos que animam (uma) Tempestade
Por Daniela Ramos de Lima

Heróis transmidiáticos: A cultura da convergência no Universo Marvel do cinema
Por Renné Oliveira França

Morte, sombras e intertextualidades em Batman Begins
Por Vilson André Moreira Gonçalves

Nakasendô, o caminho de identificação do leitor com o mangá Rurouni Kenshin
Por Rafael Augusto Montassier, Leonardo A. de Andrade

Panorama da Estereoscopia, da Animação e da Animação Estereoscópica
Por Tiago E. dos Santos, Leonardo A. de Andrade

A manutenção do multiuniverso ficcional dos quadrinhos através de recursos de distorção temporal ou Como Não Matar o Batman?
Por Matheus Machado Mossmann, Marsal Ávila Alves Branco

Os quadrinhos de Scott Pilgim como storyboard do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo
Por Liana Gross Furini, Roberto Tietzmann

A produção de histórias em quadrinhos Disney no Brasil
Por Roberto Elísio dos Santos

“Dossiê Rê Bordosa”: biografia, autobiografia e elementos transmidiáticos
Por Carla Schneider

A intertextualidade nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem: remissões a Caverna do Dragão nas edições número 2 e 38 da revista
Por Gisele Roncon Inglez de Souza

Le Journal de Mickey e Le Journal de Tintin – o mercado europeu de HQ dos anos 50
Por Priscila Gomes Halabi

O apocalipse compartilhado em The Walking Dead
Por Paula Gomes

Terror animado — questões de gênero nos estudos de Animação
Por Daniel Moreira de Sousa Pinna

Leitura autobiográfica em O espinafre de Yukiko
Por Tiago Canário

O cânone nos comics
Por João Senna Teixeira

South Park: (des)construção iconoclasta do contemporâneo
Por Érico Fernando de Oliveira

Montagem cinematográfica no cinema de animação: um sobrevoo através dos filmes
Por Maria Luiza Dias de Almeida Marques

Média de Pavel Koutský: O consumo da mídia sob o olhar da animação
Por André Luís Santini

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>