Cobertura SeIS.15 – Palestra Oi Cueio: criando animações para o Youtube, com Ronaldo de Azevedo

Em uma divertidíssima e descontraída palestra, o youtuber Ronaldo de Azevedo, além de falar sobre a vida profissional de um animador no site Youtube, também contou um pouco sobre seu ‘’filho’’ mais famoso, o Cueio. No segundo evento da tradicional Seis (Semana de Imagem e Som), o criador do canal Gato Galáctico trouxe uma gama de informações sobre seu próprio trabalho e como ele é vinculado pela internet.

Ronaldo de Azevedo tinha o sonho de trabalhar com a Pixar e para manter esse sonho possível, optou por uma fomação na área de animação de personagens pela Escola de Animação Onfire e também na área de desenvolvimento de jogos pela Universidade Feevale. Ele trabalha no ramo há quatro anos, animando desde comerciais publicitários até longas metragens. Hoje, com 25 anos, enquanto o convite da Pixar não chega, Ronaldo administra, ao mesmo tempo que cria conteúdo para o seu canal, o Gato Galáctico.

O canal que foi criado em abril de 2013 teve uma explosão de sucesso em novembro do mesmo ano, com o primeiro vídeo do Cueio. Hoje o Gato Galáctico conta com mais de 400 mil inscritos e a série Oi Cueio, com seu universo de comédia non-sense, possui mais de 20 milhões de visualizações.

Ronaldo conta que é extremamente divertido e gratificante criar as animações para o seu canal, mas nem tudo são flores. O processo de produção é longo e trabalhoso. Vai de uma ideia, passando por muitos rascunhos, quando é realmente animado, frame by frame, ou seja, cada movimento é um novo desenho. Depois de animado entram os efeitos de som e a dublagem, e para a finalização é feito a montagem das cenas, os efeitos de câmera e a mixagem do som.

Sem contar toda a pressão vinda de milhares de fãs, todo esse processo é feito basicamente só pelo Ronaldo, que leva em média 250 horas para a produção de um vídeo de dois a três minutos e meio. E ainda para piorar, o algoritmo do Youtube não favorece esse tipo de trabalho, o longo tempo entre um upload e outro faz com que os vídeos fiquem mais “escondidos” em meio ao site, dificultando um pouco o acesso ao canal.

No Youtube, o criator do Cueio e outros icônicos personagens, trabalha com a monetização, que nada mais é que receber dinheiro das propagandas que são apresentadas em seus vídeos. Esse método já é bem comum entre os youtubers, ainda mais aqueles com um número grande de fãs, com ele torna possível ter uma renda baseada em uma plataforma da internet.

Para o futuro, Ronaldo planeja finalizar a série de animação sobre o Cueio e dar atenção à outros projetos, por exemplo vídeos em ASDF e até mesmo live action, e também a nova séries, como o já iniciado Desnecessauro. Mas até lá sempre teremos a música-chiclete do pudinzinho amassado e nossas cabeças.

 

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

Um Comentário para: “Cobertura SeIS.15 – Palestra Oi Cueio: criando animações para o Youtube, com Ronaldo de Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>