SUA Unimídia – Regional Sudeste

 

A SUA – Semana Universitária do Audiovisual, é um evento acadêmico de abrangência nacional, organizado por estudantes universitários, de caráter anual, que tem como objetivo mobilizar os estudantes de audiovisual do país através de trocas de experiências, oficinas, mostras, mesas redondas e apresentação de pesquisas universitárias.

Desde 2014, a SUA tem buscado nortear seus encontros nacionais com edições regionais. Em 2015, o tema selecionado para o encontro Sudeste, organizada em conjunto a Unimídia pelos alunos de Midialogia da Unicamp, foi “Representatividade e a Formação do Sujeito nas Mídias Audiovisuais”.

Questões importantes – tais como: Qual é a relação causal relativa entre o audiovisual e a representatividade na sociedade? E, de maneira mais ampla, quais os papéis da mídia na construção da memória? – foram debatidos a partir de mesas temáticas, entre os dias 30 de abril e 3 de maio.

A abertura do encontro deu-se no MIS – Museu de Imagem e do Som, de Campinas, com a exibição do documentário Orí de 1989, da cineasta e socióloga Raquel Gerber. Que a partir da orientação do Prof. Dr. Gilberto Sobrinho, propôs discutir a representação e reconstrução da cultura negra.

Abrindo o leque de interesse para outras mídias, o evento seguiu com oficinas, mostras de curtas e apresentação de trabalhos. Esses eventos ocorreram, por muitas vezes, concomitantemente, e apresentavam o tema mais como um indicativo, do que uma delimitação.

A programação, no entanto, se mostrou instável – as apresentações de trabalho, por exemplo, não ocorreram por falta de comprometimento dos selecionados. E, por vezes, dissonante: em especial, a mesa de Mídia e Memória, cujo os convidados se aterram a experiências pessoais, sem realizar a ponte necessária com o tema que a mesa se propunha.

Contudo, a SUA regional Sudeste, superou expectativas no que tange a integração entre estudantes do audiovisual. Após a única apresentação de pesquisa do evento, por exemplo, os estudantes começaram, por iniciativa própria, uma discussão a respeito da iniciação cientifica.

Por fim, a última discussão do evento, promovida pela FENEAV – Federação Executiva Nacional dos Estudantes de Audiovisual, provocou discussões sobre a demanda e representação dos estudantes da área.  Relevando a importância do evento, não só pela confraternização, como pela mobilização política.

 

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>