A Rede Social (David Fincher, 2010)

O Facebook é um acontecimento cultural que atingiu proporções superlativas nos últimos anos, com centenas de milhões de pessoas ao redor do planeta como membros e um valor de mercado na casa das dezenas de bilhões de dólares. Um grato desdobramento disso tudo é o novo filme de David Fincher, A Rede Social, que apresenta os bastidores da fundação do site. Baseado no livro Accidental Billionaires, o roteiro utiliza a relativamente tumultuada criação do site como pano de fundo para expor as intrigantes personalidades dos criadores em um contexto: a sensação de pertencimento ao grupo, sobretudo no que diz respeito a Mark Zucerkberg, o fundador. A Rede Social não se pauta pela verdade pura e absoluta – não se poderia esperar isto de qualquer maneira, mesmo que alguns fatos tenham sido retratados – e sim pela motivação de cada personagem que teve parte na criação de algo tão relevante (ou irrelevante, diriam alguns) para a primeira década do século XXI como o Facebook.

A rede social
O Mark Zuckerberg de David Fincher é alguém que não tem a menor sociabilidade, um verdadeiro pária em busca de aceitação social, que não tem tato com garotas e pode contar em apenas um o seu número absoluto de amigos. Mark deseja fazer algo digno de nota para ser aceito em um dos final clubs de Harvard, prestigiadas associações de estudantes. E, para este fim, fez o Facebook. Os fins justificam os meios, e não há vergonha para o vencedor, não importa como se chegou lá. Nesse sentido, o Zuckerberg de Fincher é maquiavélico e chega quase a cruzar a linha entre anti-herói e vilão. A cada triunfo seu, somos brindados com cenas dos fracassos de seus oponentes, os gêmeos Winklevoss e seu associado, Divya Narendra, que acusam Mark de roubar sua ideia para uma rede social. Em certo momento, um dos gêmeos assevera que não é preciso lhe ensinar a importância de se chegar em primeiro lugar, haja visto que ele é um remador olímpico por seu país. Mark chegou primeiro, mesmo que para isto tenha se utilizado de métodos questionáveis. Nesse sentido, o retrato de Mark é menos do que favorável, ao expor um gênio quase sociopata, que tem como único objetivo o triunfo de seu projeto e os dividendos financeiros e sociais que virão disto. É claro que o verdadeiro “Zuck” não é assim, e também há que se duvidar que todo o império construído por ele, que já é um dos mais jovens bilionários do planeta, tenha sido motivado por um pé na bunda que tomou de uma namorada, a qual até hoje ocupa seus pensamentos e preocupações afetivas. Jesse Eisenberg faz ótimo trabalho nesse sentido, em tornar isto um pouco mais crível.
O seu único amigo, Eduardo Saverin, também aparece como uma espécie de deslocado, tentando encontrar o seu lugar em várias instâncias – no próprio empreendimento (Facebook), na vida pessoal, na universidade. Saverin é maravilhosamente interpretado pelo ator Andrew Garfield, e recebe um tratamento mais digno e com mais humanidade por parte dos realizadores. Ajuda o fato de que o espectador possa se identificar com Saverin desde o começo, que não é um gênio brilhante como Zuck, mas um rapaz carismático e esforçado que se vê traído por alguém em quem confiava cegamente. Outro destaque é o Sean Parker de Justin Timberlake, um indivíduo sedutor e problemático que imediatamente se torna um modelo para Mark Zuckerberg, atribulando sua relação com o amigo Saverin, que vê Parker como uma ameaça.

A montagem do filme, bem alternada entre a gradual gênese do site e as salas frias e escuras onde Zuckerberg é posto em escrutínio em dois processos diferentes, favorece o clima indefinido da história, onde não se sabe de qual lado a verdade está. Nesse sentido, evoca o clássico Rashomon, de Akira Kurosawa, onde cada um expõe a história de um modo que lhe pareça mais favorável, no que diz respeito à honra. Ainda assim, é interessante notar, novamente, que, antes de saber a quem a verdade pertence, o filme se ocupa em demonstrar quem chegou primeiro. Não se trataria de roubar uma ideia, mas sim tê-la antes que outrem. Os irmãos gêmeos Winklevoss são remadores profissionais e perdem uma regata na Inglaterra. Perdem também o primeiro lugar para Zuckerberg, que desenvolveu a ideia do site debaixo dos narizes deles, antes que pudessem fazer qualquer coisa. É também um aspecto da cultura contemporânea que acaba refletido em A Rede social.

Contando ainda com uma intrigante trilha sonora elaborada por Trent Reznor e Atticus Ross, A Rede Social é tremendamente bem sucedido. Permanece aqui a tendência de David Fincher em se interessar pelos desvios, por pessoas fora da curva, incompreendidos, párias, obsessivos, e, em alguma medida, malditos. Não que Mark Zuckerberg – mesmo o Mark de A Rede Social – seja um maldito; é apenas alguém cuja misantropia esconde o vazio por algo que não se tem; algo que se deseja ardentemente – simplesmente pertencer. Nem que, para isso, seja preciso criar um dos mais retumbantes sucessos de empreendedorismo de que já se teve notícia. A cena em que Mark adiciona sua ex-namorada no Facebook, que fora insultada por ele na internet após tê-lo rejeitado, e constantemente recarrega a página dela, à espera da resposta para o seu pedido, pode ser um forte indício nesse sentido. Afinal, ele já não pertencia a ela há um bom tempo. Queria de volta algo que não tinha mais.

Arthur Souza Lobo Guzzo é graduado em Comunicação Social pela PUC-Campinas e em Ciências Sociais pela Unicamp

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Este post tem 2 comentários

  1. Author Image
    marina

    Muito bom o texto! valeu! Eu que ainda não assisti o filme, fiquei com mais vontade ainda de ver.
    beijos!

  2. Author Image
    Raquel

    entre a saúde e a doença há um mundo que forja um lado ou outro…este filme faz pensar como esta sociedade pode potencializar os problemas ao invés de superá-los. Parabéns pelo texto!

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