Semana Universitária do Audiovisual – SUA 2012 Brasília

RUA realizará Cobertura da Semana Universitária do Audiovisual durante o evento, que vai do dia 29/04 ao dia 05/05.

Por Thiago Jacot*

A 6 ª Semana Universitária de Audiovisual (SUA) acontecerá na Universidade de  Brasília entre os dias 29 de abril a  4 de maio de 2012. É a primeira vez o evento acontece fora do estado de São Paulo, permitindo o alcance da discussão, prática e reflexão audiovisual pelo país. O evento é organizado por e para estudantes universitários de Cinema, Audiovisual, Imagem e Som, Rádio e TV, etc, de universidades públicas e privadas.Mas não é de hoje que esse encontro acontece. Em 2004, durante a quarta edição da Semana da Imagem e Som (SeIS), na Universidade Federal de São Carlos, onde pela primeira vez se abria espaço para a vinda de estudantes de outras universidades, ficou clara a importância de se fazer um evento mais abrangente, a nível nacional. Com o intuito de se estabelecer um canal de discussões e debate entre universitários e profissionais, produtores e pesquisadores, surgiu a ideia de se organizar a Semana Universitária do Audiovisual.

A primeira edição aconteceu em 2005 na cidade de Bauru, onde está instalado o curso de Rádio e TV da UNESP, já em 2006, a SUA ficou sob responsabilidade dos universitários de Rádio e TV, da UNIMEP – Piracicaba. A terceira edição ocorreu em São Carlos (2007), sob a organização dos alunos de Imagem e Som, da UFSCAR, enquanto a quarta (2008), foi realizada em Campinas, pelos estudantes de Midialogia da Unicamp. Em 2009 a Semana estava prevista para acontecer na cidade de São Paulo, o que não foi possível, devido a uma greve. O evento foi remarcado para 2010, ano em que foi organizado pelos alunos do curso de Audiovisual da USP.

A RUA é parceira do evento e,  neste ano, nossa equipe estará presente na capital federal fazendo a cobertura da SUA, gerando fotos, vídeos e textos sobre tudo o que estará acontecendo ao longo do evento. Serão mesas, mostras, oficinas e fóruns. Entendemos a importância da SUA para a integração do audiovisual entre estudantes e interessados. A partir do dia 29 de abril, acompanhe aqui na revista a cobertura do evento que será em tempo integral. Não perca o conteúdo da SUA na Revista Universitária do Audiovisual.

Confira a programação da SUA 2012 em: http://suabrasilia2012.com/sua-2/

* Thiago Jacot é graduando do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Editor Geral da Revista RUA.