6º CONTATO: Oficina de Edição com Software Livre – Blender

* Por Lidiane Volpi

Na última sexta-feira, dia 19, ocorreu por intermédio do Festival Contato, a Oficina de Edição de Vídeo com Software Livre, mais especificamente no que tange as funções do programa Blender, ministrada por Flávio Soares, nas imediações do Grêmio Recreativo Flor de Maio.

Inicialmente, a Oficina fora dividida em duas etapas. Na primeira foram discutidas as noções básicas de funcionamento do programa, e, na segunda, aspectos técnicos e de pós-produção.

Conforme a já citada divisão, na primeira etapa, Flávio explicou as funcionalidades básicas do programa e como localiza-las em sua interface, assim como da conversão dos diversos formatos de arquivos. Enquanto utilizava-se do Programa para demonstrar as implicações técnicas, os presentes eram convocados a expor suas dúvidas acerca do Blender.Também foram discutidos assuntos mais gerais como o próprio conceito de Software livre que, devido ao fato de não possuir milhões em dinheiro para pesquisa, como ocorre com os Software pertencentes a grandes empresas privadas, é moldado pelos próprios usuários, que criam e disponibilizam funções para download.

Foto retirada do site do Festival Contato, www.contato.ufscar.br

Na primeira etapa também foi exibido o curta metragem de animação Sintel, dirigido por Colin Levy, lançado no ano de 2010, montado inteiramente através da utilização do Blender. Curta este, que, junto a outros, estão disponíveis no site do Programa para download. Flávio também destacou uma realização sua e de sua equipe, Floresta Vermelha, curta montado inteiramente com a utilização do Blender e de outros Softwares Livres.

Além de ser Editor de Vídeo, o Blender possui funções que auxiliam no design gráfico, ressalta-se porém a prioridade que vêm sendo dada a edição de vídeos, nas versões mais recentes do programa.

A segunda etapa contou com atividades práticas. Primeiramente, Flávio, explicou com mais afinco as funções de criação de texto, e, o efeito 3D, possíveis de realizar com o Programa. Após as explicações de caráter técnico, aqueles que ali estavam presentes, foram convocados a lidar com o programa na prática, sob supervisão de Flávio.

A utilização de Software livre é algo que vem avançando expressivamente nos últimos anos. Destaca-se, portanto, a importância de se trazer questões relativas tanto à utilização de programas, quanto a própria razão de ser destes Softwares.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.

Este post tem um comentário