Sendo uma revista de publicação bimestral organizada pelos estudantes de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio e contribuição de alunos advindos de outras universidades, a RUA (Revista Universitária do Audiovisual) retorna, após um período sem atividades, apresentando o dossiê Tudo é Brasil: As Formas do Cinema Brasileiro.
O tema desta edição baseia-se em uma frase proferida pelo cineasta Orson Welles em sua visita ao Brasil em 1942, quando dirigiu o documentário It’s All True. Tal citação é tratada nos textos a seguir como uma máxima e, a partir dela, demonstramos como o cinema brasileiro surge da assimilação do cinema estrangeiro e da transformação do mesmo para um contexto e uma estética nacionais — assim como Rogério Sganzerla fez com Welles, tanto em suas ficções como em seus documentários.
A frase do diretor estadunidense intitula essa edição justamente para falar sobre o cinema brasileiro em suas diversas fases e formas, encaixando perfeitamente na reabertura da revista. O tema surge de uma necessidade de se pensar o cinema brasileiro através de sua prevalência em meio a diversas impossibilidades e precarizações ao longo de sua história, que foram (e são) superadas por meio desta antropofagia. Dessa forma, a RUA busca, a partir das produções associadas a esse dossiê, a valorização do cinema brasileiro em sua completude, indo desde produções do início do século XX, até o cinema realizado atualmente.
Portanto, é com grande prazer que a editoria da RUA reabre a revista e lança o dossiê Tudo é Brasil: As Formas do Cinema Brasileiro. Cremos que será um grande momento de partida para que o periódico retome sua atividade, de forma que essa edição seja apenas o princípio de uma nova fase. Afinal, pensar o Brasil a partir das nuances de seu cinema, em um momento cercado pelo sucateamento de políticas públicas de incentivo artístico, é uma necessidade.
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