Sendo uma revista de publicação anual organizada pelos estudantes de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio e contribuição de alunos advindos de outras universidades, a RUA (Revista Universitária do Audiovisual) publica a edição 2023 de seu Dossiê especial, com o tema Streaming e TV.
Estamos vivendo o fim de uma era da Televisão. Grandes programas de sucesso como Atlanta (2016-2022), Better Call Saul (2015-2022), Succession (2018-2023), Barry (2018-2023), The Marvelous Mrs. Maisel (2017-2023) e Yellowstone (2018-2023) chegam ao fim, ao passo que novas séries começam a marcar o público, como The Last of Us (2023-Presente), A Casa do Dragão (2022-Presente) e Wandinha (2022-Presente), além da transição de várias propriedades intelectuais do cinema para a TV, com diversas produções da Marvel e de Star Wars.
Além disso, estamos em um momento de transformação e crise nos streamings mundiais. Enquanto no Brasil a Globo Play se firma enquanto grande opção pros consumidores, sobretudo com as séries originais e novelas da Rede Globo, o cenário internacional é diferente. A Netflix entra no maior prejuízo da sua história e precisa rever a política de compartilhamento de senhas, e está levando outras plataformas para a mesma direção (Disney+ planeja rever sua política também). Ao mesmo tempo, uma das maiores greves da história de Hollywood estoura, tendo como suas principais causas o pagamento de residuais e o fim das salas de roteiristas nos streamings.
É neste contexto que a Revista Universitária do Audiovisual (RUA) publica seu novo dossiê “Streaming e TV”. Acreditamos ser importante nos aprofundarmos no cenário das plataformas de streaming, que é, ao mesmo tempo, recente para todos nós (até pouco tempo a TV a cabo dominava), mas muito presente no audiovisual contemporâneo.
Nesta edição, apresentamos artigos e ensaios sobre o tema, que vão desde séries recentes (Sex Education, The Idol, Star Wars), programas especiais (Inside: Bo Burnham), novelas (Vai Na Fé) e plataformas (AmazôniaFlix).
Post List #3
Dossiê “Streaming e TV” – Chamada de Textos
Maíra (Sophie Charlote), Judite (Mariana Nunes), Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Leticia Colin). Novela Todas as Flores. Reprodução/Fonte: Globoplay Vivemos uma era prolífica de séries de streaming e de TV.…
Uma análise do potencial social dos dramas adolescentes nas plataformas de streaming a partir da série Sex Education
Por: Ana Menezes As chamadas plataformas de streaming (Netflix, Disney+, HBO Max, Globoplay, entre outras), por meio da modalidade de transmissão VOD (vídeo sob demanda) e mediante assinatura mensal, conquistaram…
Tramas Regurgitadas e o Vício no “Volume”: Como a Disney Destruiu a Saga Star Wars
Por: Athos Rubim Desde o fracasso da última trilogia da saga Star Wars, a abordagem da Disney para com os produtos da franquia mudou. A partir de 2019, foram lançadas…
A ironia como ferramenta crítica: uma análise da sátira sobre a Internet e seus impactos atuais presente no filme Inside (2021)
Por: Ana Menezes Introdução Inside (2021), é um especial musical da Netflix dirigido, roteirizado, interpretado e montado pelo comediante norte-americano Bo Burnham. O filme foi traduzido e legendado para 29…
THE IDOL (2023) E O ESVAZIAMENTO ESTILIZADO
Por: Lucas Mariotti O horário nobre de domingo à noite da consagrada emissora de televisão americana HBO vinha com um fluxo de produções de qualidade impressionante desde o segundo semestre de 2022.…
CONFISSÕES: O DIÁLOGO COM O PÚBLICO COMO RECURSO DO ANTI HERÓI FRANK UNDERWOOD EM HOUSE OF CARDS, DA NETFLIX.
Suelen Cristina Nino Fernandes1 Resumo: O artigo propõe analisar o uso de recurso do diálogo com o espectador, também conhecido como a quebra da quarta parede pela personagem anti-heroica Frank…
VAI NA FÉ (2023): UMA RELEITURA DO PASSADO COMO REPARAÇÃO PARA UM FUTURO PROMISSOR (DA TELENOVELA?)
Por Vitor Hugo Antonini Pereira OBJETIVO O presente ensaio visa discutir como a representatividade (étnica, sexual e religiosa) é desenvolvida na telenovela Vai na Fé (2023), de Rosane Svartman, a…
PLATAFORMA AMAZÔNIAFLIX E A DIFUSÃO AUDIOVISUAL PRODUZIDO NA AMAZÔNIA
Ádria Sofia Dias Lage Mateus Felipe de Jesus Jordão Palmeira Suelen Cristina Nino Fernandes Resumo: O artigo visa compreender o espaço reservado para a difusão do audiovisual amazônico dentro da…