Dossiê “Streaming e TV” – Chamada de Textos

Maíra (Sophie Charlote), Judite (Mariana Nunes), Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Leticia Colin). Novela Todas as Flores. Reprodução/Fonte: Globoplay

Vivemos uma era prolífica de séries de streaming e de TV. Enquanto grandes programas de sucesso como Atlanta (2016-2022), Better Call Saul (2015-2022), Succession (2018-2023), Barry (2018-2023), The Marvelous Mrs. Maisel (2017-2023) e Yellowstone (2018-2023) chegam ao fim, marcando uma era da televisão norte-americana, novas séries começam a marcar o público, como The Last of Us (2022-Presente), A Casa do Dragão (2022-Presente), Wandinha (2022-Presente) e Andor (2022-Presente). Ao mesmo tempo, no Brasil, presenciamos um crescimento enorme da Globo Play, tanto com suas séries nacionais, quanto investimentos em novelas. Todas As Flores (2022-2023) está marcando o momento como a primeira grande novela de sucesso em streaming, o que nos leva a esperar uma mudança nesse formato televisivo.

Por outro lado, é um momento de crise nos serviços de streaming americanos. Após anos dominando sozinha, a Netflix passa a lidar com grande concorrência (Warner, Disney, Amazon, Apple) e enfrenta um dos maiores prejuízos de sua história, o que a fez rever sua política de preços. A polêmica atual gira em torno da cobrança do compartilhamento de senhas, o que deve levar a uma onda de cancelamentos do serviço. Enquanto isso, a HBO Max passa por um rebranding completo, após a união com o Discovery+. A Warner Bros. começa a introduzir o novo streaming Max pelo mundo.

Nesse contexto, a RUA (Revista Universitária do Audiovisual) abre uma chamada de textos para seu mais novo dossiê “Streaming e TV”. Com o propósito de discutir sobre o estado atual das séries, estamos à procura de artigos científicos, ensaios ou críticas que comentem sobre os programas serializados, tanto do contexto atual, como de qualquer outro momento. De Twin Peaks (1990-1992 | 2017) a Sopranos (1999-2006), passando por Sex and the City (1998-2004), Breaking Bad (2005-2013), Lost (2004-2010) e Mad Men (2007-2015), até chegar às recentes Succession e The Last of Us, o tema escolhido é livre em relação a qualquer série. Da TV de tubo até o streaming.

O texto deve ter algo em torno de 8 a 15 páginas, estar dentro do tema proposto para a atual edição da revista e encaixar nas regras listadas abaixo. O envio deverá ser feito para o e-mail rua-ccis@ufscar.br, e após um processo de seleção, uma resposta será enviada ao remetente, evidenciando a situação atual de seu texto, isto é, se será ou não publicado, e um parecer será emitido, solicitando possíveis alterações.

Inscrições abertas até dia 19 de agosto.

Atenciosamente, a editoria da RUA.

Abaixo, algumas normas a serem seguidas antes de submeter uma produção textual para análise:

TÍTULO

Artigo/Ensaio: Livre

Crítica: “CRÍTICA | Nome do filme (Ano), Diretor”

Exemplo: “CRÍTICA | A Flauta Mágica (1975), de Ingmar Bergman”

OLHO

Por volta de 20 a 30 palavras, no máximo, descrevendo a ideia central do texto.

Exemplo: “Em um filme-ópera, Ingmar Bergman mistura linguagens para representar a ascensão da burguesia e a queda da aristocracia.”

FONTE E FORMATAÇÃO

Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

CITAÇÃO DE FILMES, SÉRIES E LIVROS

Itálico, acompanhado do ano de publicação e, em caso de livro, acompanhado do diretor/autor (necessário apenas na primeira aparição)

Exemplo: “Scarface (1983), de Brian De Palma, é um longa-metragem frontal em todos os sentidos.”

REFERÊNCIAS

Colocá-las ao fim do texto, seguindo normas ABNT.

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