Sendo uma revista de publicação anual organizada pelos estudantes de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio e contribuição de alunos advindos de outras universidades, a RUA (Revista Universitária do Audiovisual) publica a edição 2023 de seu Dossiê especial, com o tema Scorsese 80 Anos.

Na edição de outubro de 2022 da Cahiers Du Cinéma, que homenageia Jean-Luc Godard, Martin Scorsese veiculou um artigo sobre o ícone da Nouvelle Vague. Após parágrafos relatando sua relação os filmes do francês e a importância dele para o cinema, o diretor americano decide encerrar seu texto mencionando o que Godard afirmou quando François Truffaut, outro ícone da onda francesa, faleceu:

“François talvez esteja morto. E eu talvez esteja vivo. Mas enfim, há diferença?”
Godard, Jean-Luc.

Como diz Scorsese, agora Godard também talvez esteja morto. O que coloca Scorsese na posição de “talvez vivo”. Não somente pela sua presença física, porém através de seus filmes. Sua obra.

É com este espírito, buscando homenagear em vida, que a Revista Universitária do Audiovisual (RUA) publica seu novo dossiê “Scorsese 80 Anos”. Acreditamos ser necessária uma homenagem, ainda em vida para um dos diretores mais importantes do cinema estadunidense.

Lembrado por seus filmes sobre crimes e máfia, o cineasta tem uma obra muito vasta, que vai desde dramas religiosos, dramas esportivos e comédias surrealistas, até o terror e o documentário. Além disso, por meio de sua Film Foundation, Scorsese tem um papel fundamental na preservação e divulgação do cinema mundial, tendo participado do resgate de obras desconhecidas ou perdidas, como A negra de… (1966), de Ousmane Sembène, e Limite (1931), de Mário Peixoto.

Nesta edição, apresentamos artigos e ensaios sobre a obra do cineasta, que vão desde seus filmes mais aclamados (como Taxi Driver e Touro Indomável), até menos comentados (como Alice Não Mora Mais Aqui, A Cor do Dinheiro e A Invenção de Hugo Cabret).

Post List #3

A Repetição da Desimportância em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese

A Repetição da Desimportância em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese

15 de janeiro de 2023

Travis Bickle é um veterano da guerra do Vietnã de vinte e seis anos. Ele mora na Nova York da década de 70 e sofre de insônia. Para ocupar suas…

A Ganância e o Prazer em A Cor do Dinheiro

A Ganância e o Prazer em A Cor do Dinheiro

16 de janeiro de 2023

A Cor do Dinheiro (1986) é a única sequência que Martin Scorsese dirigiu em sua carreira. E não é uma sequência típica: o longa-metragem acompanha o personagem Eddie Felson, seguindo…

A Invenção de Hugo Cabret: Uma carta de amor ao Cinema

A Invenção de Hugo Cabret: Uma carta de amor ao Cinema

17 de janeiro de 2023

A Invenção de Hugo Cabret transborda amor. Amor de Martin Scorsese que é exposto na forma de admiração pelo legado deixado por Georges Méliès àqueles que ousam se aventurar na…

Alice – a mulher da filmografia de Martin Scorsese e a descoberta de um percurso temático entre Mean Streets a Raging Bull

Alice – a mulher da filmografia de Martin Scorsese e a descoberta de um percurso temático entre Mean Streets a Raging Bull

18 de janeiro de 2023

Por: Mónica Santana Baptista Resumo: O presente ensaio crítico pretende analisar em perspectiva algumas obras da década de 70 (do século passado) de Martin Scorsese, tendo em conta que foi…

Touro Indomável: o Canto do Cisne de Scorsese

Touro Indomável: o Canto do Cisne de Scorsese

19 de janeiro de 2023

Em retrospecto, a funcionalidade de alguns filmes de Scorsese passa pela instituição familiar — com laços sanguíneos ou não, tramas voltadas para o núcleo familiar, geralmente envolto de homens responsáveis…