Após um período longo de inatividade, a RUA – Revista Universitária do Audiovisual, retorna trazendo muitas novidades. Pensando sempre em formas de discutir o audiovisual e de incentivar sua produção em qualquer âmbito, a RUA retorna com uma periodicidade diferente (trimestral), mas mantém suas antigas seções (Panorama, Plano Detalhe, Argumento, Entrevistas, Cobertura, Curtas, Dossiê) e a elas adiciona o Especial, o Podcast e a nova versão do Videocast (sendo os três de periodicidade livre).
O Especial se propõe a discutir as obras de uma determinada personalidade do audiovisual, contando exclusivamente com textos dos próprios integrantes da revista. O Especial estreia na nossa próxima edição. Já o podcast e o videocast contam com discussões audiovisuais de formato livre, sendo realizadas por membros da RUA e possivelmente por convidados.
Nesta edição de retorno, temos a crítica “Devaneios estilísticos sobre o curta Fantasmas (André Novais, 2010)”, de João Paulo Hergesel, na seção Plano Detalhe e os artigos “Do ensaísmo ao inacabamento – a radicalidade de Moscou no legado de Eduardo Coutinho”, de Laércio Rodrigues (UFPE) e “Cinema brasileiro e indústria cultural: considerações sobre políticas estatais e mercado”, de Djair Brito Amorim na seção Panorama. Realizamos a cobertura da 15ª Semana de Imagem e Som da UFSCar, realizada entre os dias 13 e 19 de abril e da SUA Unimídia, a II Semana Universitária do Audiovisual – Regional Sudeste, realizada pela UNICAMP dos dias 30 à 03 de maio de 2015. Também entrevistamos Ananda Guimarães, convidada da 15ª SeIS este ano e organizadora do festival MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG, que em 2015 chegará à sua 10ª edição.
Além disso, apresentamos um site novo e melhor, que conta com uma nova identidade visual que combina com os novos caminhos que queremos percorrer. A RUA também está de e-mail novo: pedimos que colaboradores, novos ou antigos, agora encaminhem seus textos para revistaruaufscar@gmail.com. Pedimos desculpas pela demora e agradecemos a todas as pessoas que leem, acompanham e contribuem com a revista, e esperamos que as mudanças realizadas sejam satisfatórias para todos e que nos ajudem a continuar com nossos ideais de problematizar e incentivar a produção audiovisual.
Atenciosamente,
Equipe RUA – Revista Universitária do Audiovisual
.