Exposições “50 anos de Cineclubismo em São Carlos” e “Delírios de um Cinemaníaco”

por Marcelo Félix*

No começo da noite desta quarta-feira, dia 16 de novembro, antes da Noitada Cineclubista foram abertas duas exposições durante o 5º Festival CONTATO. A primeira mostra a tradição cineclubista de São Carlos em 50 anos de história dessa prática enquanto a outra mostra a produção do filme “Delírios de um cinemaníaco” que retratada a vida e a obra de José de Oliveira, o Zé Pintor, cineasta são-carlense.

A exposição “50 anos de Cineclubismo em São Carlos” ocorre no saguão da biblioteca Comunitária da UFSCar a partir de 16 novembro mostrando rolos de filmes antigos, documentos e jornais de época, vídeos e imagens sobre as sessões cineclubistas, dentre elas a famosa “Sessão Maldita”.

Já no saguão do CineUFSCar ocorreu a exposição “Delírios de um Cinemaníaco” com fotos da produção do filme e do Zé Pintor, imagens dos storyboards, trechos do filme, cartazes dos filmes realizados pelo cineasta, além de objetos do longa feito sobre a sua vida. Confiram abaixo algumas fotos das exposições:

Exposição “50 anos de Cineclubismo em São Carlos”

Exposição “Delírios de um Cinemaníaco”

Os realizadores do longa “Delírios de um cinemaníaco”, Carlos Magalhães e  Felipe Leal Barquete, estiveram presentes na abertura da exposição. Atualmente o longa, em sua última fase de gravações, procura investimentos para finalização e distribuição nacional. Os interessados podem acessar a página do projeto no Catarse: http://catarse.me/pt/projects/389-delirios-de-um-cinemaniaco#about e contribuir com o filme. Em contrapartida, o projeto disponibilizará para os colaboradores produtos resultantes da criação do filme – DVDs, Cartazes, Livro, além de promoverem Oficinas e Workshops.

*Marcelo Félix é graduando do curso de Imagem e Som da UFSCar, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e integrante da Editoria Geral da RUA.

Este post tem 2 comentários