Cobertura SeIS.15 – Palestra “Gestão de negócios criativos”, com Anna Kuhl

• Post author:
  • Post category:Cobertura

Anna Kuhl, formada em Imagem e Som pela UFSCar, da turma de 2005, foi terça-feira (14/04) na universidade participar de uma palestra da Semana de Imagem e Som. Nesse encontro, ela compartilhou suas experiências no ramo do audiovisual e deu dicas, principalmente, sobre as áreas de produção e gestão.

Inicialmente, o plano de Anna era se formar em Artes Cênicas. No entanto, acabou optando por Imagem e Som, mas não se arrepende. Ela conta que tudo que aprendeu no curso, foi utilizado em algum momento na sua carreira.  Edição de vídeos para o Catarse, produção de diversas atrações, dentre muitas outras áreas nas quais ela é capaz de atuar graças à sua formação audiovisual.

Anna iniciou seu trabalho com produção de espetáculos teatrais, e atualmente gere seu próprio negócio criativo junto a sua sócia, Aline, o VID – Estúdio Criativo. Nesse projeto, as duas realizam produções de arte com as mais diversas finalidades. Desde figurinos, cenários, até mesmo oficinas, aulas e consultorias são ministradas pelas sócias com muito sucesso.

Na palestra, Anna afirmou que o ramo dos negócios criativos está em intenso desenvolvimento. Todo dia surgem novos vlogs e blogs gerando renda, coletivos audiovisuais, grupos de teatro e diversas iniciativas que mesclam mais de um mercado ou linguagem. Principalmente no ramo da produção e edição, a demanda é infindável.  Para isso é necessário saber lidar com planejamento estratégico de projetos e ter proatividade para obter êxito em sua empreitada.

Outro fator importantíssimo destacado por Anna é o mercado, ou seja a definição de quem é o cliente – o patrocinador- e quem é o usuário final – o público alvo. Essa diferenciação é imprescindível para a criação artística do negócio.  Além disso, deve-se sempre ter em mente o clichê básico de qualquer negócio: missão, visão e valores.  Esses três quesitos ajudam demais a pensar e definir o núcleo do seu empreendimento.

Por fim, foi uma palestra muito esclarecedora e dinâmica, na qual os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre o universo dos negócios criativos, tendo assim uma melhor ideia de como se inserir e crescer no ramo das microempresas.