Cobertura SeIS.15 – Palestra “Audiovisual: Linguagem e Mercado”

Na noite desta quinta-feira, 16 de abril, teve lugar no Auditório da Biblioteca Comunitária da UFSCar a palestra “Audiovisual: Linguagem e Mercado”, ministrada por Gustavo Morais e promovida pela Semana da Imagem e Som (SeIS). Conduzida de forma enérgica por Gustavo, o evento se propunha a discutir as vertentes de realização audiovisual, bem como a dinâmica do mercado brasileiro, e transcorreu na forma de um bate papo entre os presentes, possibilitando a intervenção com perguntas e comentários acerca do tema.

A intenção do palestrante era dialogar sobre a realidade do audiovisual no país a partir de suas próprias experiências, em uma tentativa de elucidar questões sobre as formas de trabalho após o término da formação acadêmica. Nesse sentido, Gustavo foi bastante enfático na sua afirmação de que existe, sim, uma indústria cinematográfica brasileira, que, aliás, foi bastante impulsionada pela lei da TV por assinatura (lei número 12.485 de setembro de 2011) – que determina que todos os canais de televisão por assinatura do país deverão ter em sua grade, ao menos, três horas e meia por semana de conteúdo nacional (com exibição durante o horário nobre). A partir disso, o palestrante buscou orientar os presentes para a percepção da necessidade de proatividade e dinamicidade no ramo. Para trabalhar melhor sua argumentação, ele fixou-se em três formatos de realização audiovisual.

Primeiramente, tratou-se da realização de longas metragens, abordando os processos de desenvolvimento fílmico e as atribuições específicas de cada profissional envolvido. Posteriormente, falou-se do trabalho no campo da publicidade, dando especial atenção às diferenças entre os processos criativos e de produção de obras cinematográficas e publicitárias. Por fim, o palestrante fez um recorte dentro da sessão publicitária para tratar do Branded Content, um novo formato audiovisual que tem ganhado espaço no mercado por não abordar a propaganda de forma direta, mas de forma suavizada dentro de um produto audiovisual.

Em linhas gerais, o encontro com Gustavo Morais foi bastante interessante, pois houve, de fato, uma entrega aos presentes de pequenos detalhes sobre as dificuldades de produção, os percalços da carreira e, principalmente, sobre como é preciso paciência para construir uma trajetória dentro do Cinema. Como ex-aluno do curso de Imagem e Som da UFSCar, Gustavo já sentiu por si muito das angústias, dúvidas e ansiedades que grande parte dos que compareceram à palestra, atuais alunos do curso de Imagem e Som, sentem ainda na universidade. É possível que seja essa a causa de sua preocupação em transmitir aspectos da vida prática aos presentes. Para consolidar sua fala, Gustavo exibiu ao final do evento um vídeo, gravado por ele, com o diretor Kiko e com o produtor de finalização Bruno Magosso, ambos da produtora Mixer, direcionado aos estudantes do curso de Imagem e Som. Por fim, concretizou-se a ideia de que, para pensar em realização audiovisual, é preciso atentar-se a dois aspectos: o trabalho coletivo, buscando a coesão e a comunicação dentro das equipes, e a aquisição de experiências individuais. O mercado apresenta um prospecto de crescimento interessante e várias oportunidades de ingresso, mas é importante estar preparado para os desafios que se seguirão.