6º CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo

Entre os dias 15 e 21 de outubro, em diversos espaços da cidade de São Carlos (SP), ocorre a 6ª edição do CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo. O festival acontece anualmente desde 2007 e promove atividades variadas, como debates, oficinas, palestras, espetáculos, exibições, transmissões e shows musicais. Como o próprio nome já diz, o CONTATO aborda questões de multimídia e mídia livre, funcionando como um ponto de encontro de artistas, coletivos, produtores e público, permitindo trocas e novas experiências.

A temática desta edição, intitulada de “Futuros Criativos” brinca com o famigerado mito do “fim do mundo”, propondo uma postura exatamente contrária à destruição inevitável, uma postura de criação de estratégias e de novas possibilidades para um novo amanhã. Partindo dessa linha de pensamento, diversas atividades da programação do festival abordam a sustentabilidade, o consumo consciente e economia solidária. Neste ano também acontecerá a etapa regional do Congresso Fora do Eixo, conjuntamente ao CONTATO (representante local do Circuito Paulista de Festivais Independentes e da Rede Brasil de Festivais). A rede Fora do Eixo é composta por mais de 120 coletivos culturais de todo o Brasil.

A Programação do festival também conta com atividades voltadas mais especificamente ao audiovisual, e serão elas o foco da Cobertura da RUA. Confira as atividades que já aconteceram:

1º Dia – 15/10

Mesa de Abertura, por Jéssica Agostinho

2º Dia – 16/10

HackLab Macambira-Capivara: Experimentações em arte e tecnologias livres, por Jéssica Agostinho

3º Dia – 17/10

Debate – Distribuição Audiovisual Independente – Novos Meios de Exibição, por Jéssica Agostinho

PósTV – Redes do Audiovisual e Cineclubismo, por Loiane Vilefort

Noitão Futuros (IM)Possíveis, por Marco Sartori