II SEMANA DE IMAGEM E SOM & MÚSICA (SIM) / DIA #1 – mesa de abertura

Por Chris Ribeiro*

Do dia 26 a 30 de agosto aconteceu a 2ª Semana da Imagem e Som & Música (SIM), evento cultural organizado pelos graduandos dos cursos de Imagem e Som e de Música na Universidade Federal de São Carlos.  Por meio de oficinas, palestras, apresentações e discussões, foi proposta uma reflexão acerca das possíveis relações entre a imagem, o som e a música.

Sua abertura deu-se início às 10h com um belo café da manhã servido aos convidados. Estavam presentes alguns graduandos de Música e do curso de Imagem e Som e em meio aos comes e bebes, se conheciam e interagiam entre si.

Após o café, formou-se uma mesa de discussão levantando pontos sobre como aproximar esses dois cursos. Participaram dela os professores Suzana Reck Miranda e Eduardo Néspoli, ambos do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), a representante do Centro Acadêmico de Imagem e Som (CAIS), Jéssica Agostinho, e o do Centro Acadêmico de Música (CAMUS), Lucas Almeida.

mesa de abertura

A conversa teve um tom descontraído e abriu espaço para que todos os presentes também participassem. Suzana Reck Miranda, única professora do corpo docente do DAC a lecionar para os dois cursos pertencentes a ele, foi a primeira a falar trazendo um pouco da história do departamento. Ela conta que quando entrou, há oito anos, a estrutura do prédio era ainda mais precária e os recursos técnicos e financeiros eram escassos, o que contribuía para uma disputa entre os cursos de Música e de Imagem e Som. Com o tempo, o departamento foi crescendo e obtendo melhorias, mas a distância entre as duas graduações se manteve. Para ela, seria necessário haver uma aproximação conceitual e principalmente política entre os alunos que possibilitasse a eles produzirem conteúdo artístico em conjunto.

Outro ponto levantado pela professora foi a visão que a sociedade tem dos profissionais formados pelos cursos de Música e de Imagem e Som. Em ambos os casos, são vistos apenas como provedores de entretenimento, mas ela defende que também formam-se artistas e pesquisadores que contribuem para com a sociedade das mais diversas maneiras. Por isso, a luta pelo espaço e a união dos alunos não deve limitar-se a universidade.

Eduardo Néspoli, professor do curso de Música, disse ver no DAC potencial suficiente para que um dia torne-se uma rede colaborativa responsável pela criação e manutenção de vários outros cursos da área de artes. Assim como a Suzana colocou, ele também vê o futuro da arte na conjunção colaborativa, por isso a importância de estimular a interdisciplinaridade entre Música e Imagem e Som.

Da mesma forma como os dois professores presentes concordaram quanto à importância da integração política e social entre os alunos, Jéssica Agostinho e Lucas Almeida a afirmaram, ressaltando também o papel dos Centros Acadêmicos na questão.  Eles contam que houve uma época que o CA de Imagem e Som esteve inativo, mas que com o tempo, veio se reestruturando e hoje passa por um processo de crescimento, momento oportuno para que se debata sobre essa integração. O Sarau que ocorreu em 2012 e contou com a participação dos alunos dos dois cursos, se repetiu nesse ano e é uma das propostas do Centro Acadêmico que vem dando certo, além da SIM, evento que refletiu toda a dedicação dos envolvidos e que ainda possibilitou uma maior discussão acerca desse embate.

Um corpo docente melhor estruturado que ofereça optativas que abranjam os interesses dos dois cursos; Eventos que possam se tornar oficiais no calendário acadêmico da UFSCAR e até mesmo uma maior comunicação entre os docentes do departamento foram algumas das idéias sugeridas pelos presentes à questão da integração. A discussão é longa e não deve limitar-se ao evento, portanto todas as propostas levantadas serão pautadas a fim de poderem ser colocadas em prática. Sem dúvida, a mesa contribuiu à questão de forma que todos os envolvidos saíram de lá refletindo e comentando sobre o problema, levando-o para além da sala de onde o evento estava acontecendo. Ao final, todos agradeceram a participação e seguiram com mais um dia da SIM.

* Chris Ribeiro é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.