MOSCA 8 / Dia #3 – Mostra Brasil Sessão da Meia-noite

*Por Lidiane Volpi

IMG_9972A noite de sexta-feira encerrou-se com a já famosa Sessão da Meia-noite, na 8ª Mostra Audiovisual de Cambuquira. Apesar do frio e do horário, o público Cambuquirense não deixou-se abater e compareceu em peso, tal qual as outras sessões da noite. Os filmes apresentados variaram em temática, pendendo, em gênero, para o terror ou nonsense.

O primeiro filme exibido na sessão foi Pinta, de Marcus Vinicius Vasconcelos, uma animação que narra a história de uma jovem colorida em pequenas pintas que, em certa altura da narrativa, começa as perder. As pintas, adquiridas concomitante a experiência sexual da moça –  representando, para tanto, o prazer –  se esvaem pelo ralo e qualquer tentativa artificial de implantá-las novamente é frustrada. O retorno das pintas acontecem quando descobre ser possível sentir prazer sozinha.

Fim e Engole ou Cospervilha?, adentraram o terreno do nonsense. Fim, de Marcelo Mesquita e Peppe Sifredi, é composto por pequenos episódios que satirizam os filmes policiais e de gênero através do apelo sexual e nonsense. Engole ou Cospervilha?, terceiro filme da noite, fora realizado em conjunto pelos realizadores Marão, David Mussel, Pedro Eboli, Fernanda Valverde, Jonas Brandão, Giuliana Danza, Gabriel Bitar e Zé Alexandre. O curta animado composto em episódios, tal qual Fim, versa acerca de questões sexuais e escatológicas com bom humor. Os dois filmes conseguiram retirar boas risadas do público que ali se encontrava.

O filme O Membro Decaído, de Lucas Sá, cuja sinopse oficial é ”Não, nós prometemos não chorar”, encerrou a noite trazendo terror para a tela do antigo Cine Elite. O filme conta a história de um cidadão comum, cujo rosto nunca vemos, tal qual os outros personagens do filme, que comete homicídios e guarda parte dos corpos na geladeira, ao lado de uma garrafa de Refrigerante.

Como o evento terminou após a 1h, não houve tempo para debates dentro das instalações do cinema. Mas nem a limitação espacial, nem o frio Cambuquirense, espantou o público que se espalhou pelas calçadas e espaços culturais circundantes.

*Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.