Arnaldo Antunes no SESC São Carlos

O show do cantor Arnaldo Antunes, realizado no SESC São Carlos, no dia 25 de junho, contou com a presença de um público bastante diversificado: na plateia se encontravam pessoas de todas as idades, as quais eram fãs devotos do artista ou pessoas que apenas conheciam algumas músicas de Arnaldo. Independente do nível de conhecimento de cada um a respeito do trabalho do artista, eram pessoas que durante o show tiveram a oportunidade de passar momentos agradáveis com seus amigos e familiares.

Antes do início do espetáculo, Arnaldo Antunes disse que aquela seria uma apresentação mais intimista. De fato, o show, que começou com um som instrumental tranqüilo, quase zen, transmitindo uma serenidade que se manteve mesmo quando a voz do cantor juntou-se ao som dos instrumentos, deu-se em meio a um clima de grande conforto entre a plateia e o artista. O momento máximo da expressão de intimidade entre o cantor e o público ocorreu no momento em que o artista desceu do palco e começou a andar em meio à plateia enquanto cantava.

Apesar da declarada intenção do artista de fazer um show intimista, Arnaldo Antunes não concedeu autógrafos após o show, atitude que decepcionou alguns fãs, especialmente após sentirem-se tão próximos do cantor durante a sua apresentação.

Ao fim do evento, perguntei a algumas pessoas quais foram as partes do show de que mais gostaram. Boa parte do público, nostálgico, disse que a parte do show que preferiu foi no final, quando Arnaldo Antunes relembrou a época dos Titãs.

Já outras pessoas disseram preferir as músicas novas, que estão em seu álbum Ao vivo no Estúdio. E houve também quem preferisse ouvi-lo cantar as músicas dos Tribalistas, banda composta por Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, e que nunca realizou um show.

Como o grande artista que é, Arnaldo Antunes fez um excelente show, no qual comoveu o público por meio das músicas de letras ao mesmo tempo singelas e profundas, que adquirem grande força em sua inconfundível voz.

Paula Siqueira é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)