Cine Tela Brasil

A cidade de São Carlos recebeu o Cine Tela Brasil, a primeira sala de cinema itinerante do país, que faz parte de um projeto iniciado há 5 anos pelos cineastas Laís Bodanzky (a mesma de Chega de Saudade) e Luiz Bolognesi, em parceria com a Buriti Filmes. O projeto ultrapassa a marca dos 460 mil expectadores e vai de município em município levando cinema de graça para a população que não tem acesso às salas convencionais. A sala do cinema itinerante tem conforto e conta com 225 lugares, ar-condicionado, projeção Cinemascope 35mm, som estéreo com leitor laser e tela de 21 m². O projeto tem permanência de três dias em cada cidade, e geralmente realiza quatro sessões diárias, para crianças e adultos.

A Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Buriti Filmes e a Associação Tela Brasil, trouxe para a cidade o Cine Tela Brasil, que faz parte da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura e recebe o patrocínio da Fundação Telefônica e da CCR Cultura nas Estradas. O projeto, que já circulou por diversos municípios do Brasil levando cinema de qualidade à população mais carente, é composto por duas ações complementares: a Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil e o Cine Tela Brasil.

O Cine Tela Brasil ficou do dia 23 ao dia 25 de abril de 2009 em São Carlos, no bairro Santa Felícia. No primeiro dia, foram apresentados os filmes Garoto Cósmico, Meu nome não é Johnny, Pequenas Estórias e Era uma Vez. Já no dia 24 a programação foi a mesma, mudando apenas os horários das exibições. No sábado, dia 25, a programação incluiu o filme Pequenas Estórias, e a partir das 18h30 foram também exibidos os curtas produzidos pelos alunos da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil realizada no Centro da Juventude Elaine Viviane, de 11 a 22 de abril, e também pela Buriti Filmes. Para encerrar a programação, foi exibido o filme Meu nome é Johnny.

A oficina, que foi gratuita, teve como meios de inscrição o site do evento e também diretamente no Centro da Juventude, e a seleção foi feita por educadores escolhidos pela Buriti Filmes. Marina Santonieri,coordenadora pedagógica da oficina, explica que o grande objetivo do projeto é um maior acesso da população à produção de filmes e que a implementação do Cine Tela Brasil dá-se principalmente em locais que não contém um mercado cinematográfico:

“A oficina de vídeo tem como objetivo oferecer uma introdução às ferramentas técnicas e de linguagem necessárias à produção de vídeos, oferecendo todos os equipamentos de gravação e edição. No final da oficina, serão produzidos três curtas-metragens em vídeo, que serão exibidos na sala de cinema Cine Tela Brasil.O projeto em si consiste em uma complementação de outros programas de audiovisual em São Carlos, cidade que está se tornando um centro municipal desse segmento.”, explicou Telma Olivieri, coordenadora de Artes e Cultura da cidade de São Carlos.

No dia 25, como conclusão do evento, os alunos exibiram seus vídeos na sala do Cine Tela Brasil, nomeados como Lado a Lado, Faxineira Milionária e Identidade Domesticada, sendo que os dois primeiros tratam-se de ficções, e o último, um documentário. Tais curtas produzidos foram posteriormente comentados pelo cineasta convidado Diego Doimo, que também concedeu uma entrevista aos alunos e educadores da oficina sobre o tema Audiovisual, principalmente (entrevista completa: http://www.telabr.com.br/oficinas-itinerantes/2009/05/07/cineasta-diego-doimo/) em São Carlos, abordando a temática de fomentação da indústria audiovisual.

Para maiores informações: 3373-2700 ou cultura@saocarlos.sp.gov.br
Fonte: Secretaria de Cultura – Prefeitura Municipal de São Carlos

Ricardo Vieira de Oliveira é graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Bárbara Roma Fadil é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Este post tem um comentário

  1. Author Image

    Estou participando da oficina aqui no Goias,é tudo de bom! APRENDENDO TUDO SOBRE PRODUÇAO E AGUÇANDO MINHA CRIATIVIDADE

Deixe uma resposta