Cobertura SeIS.14 – 5º DIA: Oficina de Dublagem, com Fábio Lucindo

*Por Murillo Guedes Manalischi

10155341_628827400529289_2555842678331084656_n

No último dia de atividades da Semana da Imagem e Som 14, na parte da manhã, a oficina mistrada  foi com o dublador Fábio Lucindo, dono da voz de personagens como Ash do Pokemon e Kuririn  do Dragon Ball.

No inicio da oficina Fabio passou um mini documentário realizado pela HBO, que retrata e resume em especial a dublagem brasileira com histórias e curiosidades sobre a profissão.

Fabio falou sobre o inicio do seu trabalho com dublagens, isso que aconteceu em um período de transição entre dubladores adultos para os dubladores infanto-juvenis. O palestrante esclareceu que normalmente eram adultos a dublarem as vozes das crianças,e que quase sempre as escolhidas para essas dublagens eram as mulheres.

10255278_628827187195977_7161449830823088285_n

Alem disso explicou algumas hierarquias e divisões que ocorrem desde à entrega até à devolução da obra audiovisual que passam por processos de dublagem, como por exemplo: os roteiros não são entregues aos dubladores com antecedência, todo processo é feito na hora.

Fábio ainda comentou um pouco sobre o atual quadro do mercado de trabalho para quem trabalha nesse meio, além disso também falou sobre o crescimento na dublagem no ramo de games, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro

Não ficando preso somente a parte mais técnica da profissão, para aliviar a pressão e expectativa do participantes da oficina, Fabio improvisa algumas falas das quais provavelmente já muito já tenham escutado em algum momento da sua vida, como : “Pokebola, vai !” “ Pikachu, eu escolho você !”. Arrancando sorrisos e gargalhadas, Fábio passa a falar de algumas dificuldades na dublagem de obras que tem seu áudio original em japonês e em alemão.

“As línguas em alemão e em japonês são as mais complicadas, a sincronização entre a articulação da boca do personagem e a minha fala são muito difíceis”.

10155142_628827320529297_967592040687809859_n

Após um bate papo bem aberto com os participantes, tanto para esclarecer duvidas , quanto para pedirem uma “palinha” de algum personagem já dublado por ele, Fábio agradece o convite feito pela organização da SeIS.14 e diz que fica a aguardar próximas oportunidades de voltar a algum evento do curso de Imagem e Som.

Resumo do Dia:

Mais Fotos por Lara Cosan

*Murillo Guedes Manalischi é graduando do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos