II SEMANA DE IMAGEM E SOM & MÚSICA (SIM) / DIA #4 – OFICINA DE PIXELATION

Por Lidiane Volpi *

Na quinta-feira, 29/08, ocorreu nas dependências do DAC – Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos, a oficina de Pixelation, ministrada pelo professor Leonardo Andrade. A oficina, que fora dividida em duas estapas, sendo a primeira teórica e a segunda prática, iniciou-se às 9h30.

No período matutino a teórica da oficina fora introduzida. O professor Leonardo Andrade explicou a origem do termo, que agrga o sentido de encantamento; bem como o papel daquele que aparece diretamente frente a câmera, o ator.

Um panorama histórico também fora traçado. A técnica remete ao início do cinema, com Meliés e o cinema de atrações. Após fora dado devido destaque a Norman McLaren, cujos trabalhos foram exibidos na segunda-feira em decorrência da mostra “RÚIDO, MÚSICA E MOVIMENTO”: visionamento dirigido dos filmes de Norman McLaren.

Ainda no período matutino, diversos curtas que utilizaram-se a técnica de pixelação ao longo da história foram visualizados pelos membros da oficina. Após isto, fora dado embasamento prático, como quais equipamentos a serem utilizados, condições climáticas que influenciam na captação da luz, dentre outros.

Durante a tarde, os participantes realizaram atividades práticas, cujo resultado é possível verificar abaixo.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.