Por Lidiane Volpi *
O evento que abriu a terça-feira na 2ª SIM- Semana da Imagem e Som e Música, foi o GRUPO DE DISCUSSÃO “O papel social do Artista”, que contou marjoritatiamente com a presença de um publico ligado a cena cultural da cidade de São Carlos.
Durante o evento, algumas figuras que remetiam aos mais diversos tipos de artes foram distribuídas ao público que ficará incumbido de revelar, cada um a sua maneira, o que aquela imagem representava artisticamete em sua concepção.
Banksy fora bastante visado. Algumas imagens referentes a obra do artista remeteram ao papel da arte como algo que deveria ser acessível, vislumbrado pelo maior número de pessoas dada a importância crítica da mesma; no entanto, também há a questão da elitização da obra e alguns artistas, fato também pontuado. Verificando o contexto social atual, também fora dicutido a arte como meio de subversão e questionamento da ordem estabelecida.
Por fim, questões acerca do apoio financeiro ao artista foram abarcadas. Diversos membros do público trocaram experiências acerca deste assunto. Também, e independente ao apoio financeiro de instituições privadas ou não, verificou-se a importância de qual discurso o artista se propõe a dissipar.
* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.