II SEMANA DE IMAGEM E SOM & MÚSICA (SIM) / DIA #1 – Mostra McLaren

Por Lidiane Volpi *

O evento que encerrou o primeiro dia da SIM – Semana da Imagem e Som e Música, fora a mostra “RÚIDO, MÚSICA E MOVIMENTO”: visionamento dirigido dos filmes de Norman McLaren que contou com a presença e apresentação da obra do diretor escocês por parte dos docentes Suzana Reck Miranda e Leonardo de Andrade, ambos do DAC – Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos.

Antes da exibição, os curadores da Mostra, Fernanda Costa e Heber Júnior, falaram ao público que alí se encontrava acerca da opção pela obra de McLaren, bem como a ligação deste com o título da mostra “RÚIDO, MÚSICA E MOVIMENTO”. A seguir fora travada explicitação de técnica e contextualização histórica da obra de McLaren pelos professores Suzana Reck Miranda e Leonardo Andrade.

Dentre os pontos altos da apresentação, destaca-se a inserção da obra de McLaren na história da animação e do cinema experimental. Dentre as principais técnicas que McLaren empregava estava a utilização do som sintético através do desenho da faixa sonora diretamente na película , a animação de imagens desenhadas também na película e a técnica de pixelação, assunto que ganhara mais destaque em outro evento da SIM, a oficina de pixelação, com o professor Leonardo Andrade.

Dentre os vários filmes exibidos, é possível destacar aquele que é tido como um dos mais famosos da cinematografia do diretor ecocês, The Neighbours (1952). O filme, que levou o Oscar de melhor curta metragem em 1953, trata da história de dois vizinhos que mantinham uma relação cordial até o momento em que uma flor brota no limite entre os dois terrenos. A obsessão pela planta, leva os dois homens a se destruirem. Vale lembrar que o filme fora realizado e lançado no auge da Guerra Fria. The Neighbours, utiliza da técnica de pixelação.

A Mostra contou com a presença de diversos estudantes do curso de Imagem e Som, ao fim fora dado espaço para que o público se manifestasse acerca da visualização dos curtas selecionados.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.