MOSCA 8 / Oficinas – Realização Audiovisual: A Revolução não será Televisionada

* Por Lidiane Volpi

Durante três dias, Felipe Carrelli será ministrada a oficina Realização Audiovisual: A Revolução não será Televisionada, no subsolo do antigo Cine Elite, em Cambuquira. A oficina, parte integrante da 8ª MOSCA tem como objetivo a criação de um vídeo documentário, mediante a visualização do cenário histórico que se configura na atualidade, com a recente tomada das ruas pela população descontente com a precariedade dos serviços básicos dos quais se utiliza diariamente nas cidades brasileiras.

carrellii

Na manhã de quinta-feira, Felipe incitou debate acerca do cenário político atual, deflagrando o papel contraditório da grande mídia, atrelada, desde sempre, as elites existentes no país. Em contrapartida ao discurso oficial, difundido por Jabores e Datenas nas maiores emissoras do país, foram exibidos vídeos que utilizaram-se do recurso da montagem para tornar visível o reacionarismo destes, de forma cômica, visando a caricaturização através do humor. Felipe, também cedeu espaço a trechos do documentário A Revolução Não Será Televisionada, que, dentre outros tópicos, disseca a questão midiática na Venezuela. Os trechos exibidos mostraram como, a partir da edição dos vídeos captados, a mídia tentou construir um discurso contra o ex-governante venezuelano e seus militantes.

Após a inserção histórica do vídeo e sua representatividade em momentos de subversão da ordem estabelecida, entrou-se na discussão estética acerca do recurso de montagem. Felipe foi buscar na montagem soviética, especialmente em Eiseinstein, os recursos necessários para explicitar a importância histórica deste recurso.

carrelli

Nos outros horários da oficina, foram introduzidos equipamentos para melhor visualização das técnicas explicadas por Felipe até então. Os participantes entraram em contato com diversos equipamentos que desempenham funções também diversas. Na prática, boa parte da teoria até então utilizada, fora demonstrada. Na tarde de sexta-feira, iniciou-se a gravação de um pequeno documentário, constituído por algumas entrevistas, nos arredores das instalações do antigo Cine Elite. Após passar pelo processo de edição, o produto desta oficina será exibido na sessão de encerramento, que acontecerá no próximo domingo, a partir das 14h30.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.