MOSCA 8 / Oficinas – Estação Animação

Por Lidiane Volpi *

A manhã desta sexta-feira fora literalmente animada na 8ª Mostra Audiovisual de Cambuquira. O motivo: a realização de uma oficina voltada para a animação em Stop Motion. Tal qual algumas atividades de quinta-feira, esta fora tomada pelo público infantil no período matutino. A oficina desdobrou-se em diversos horários para que fosse capaz de atender as demandas de público.

A oficina, ministrada por Michel Geraissate e Natalia Vaz, fora concebida em duas etapas, uma mais explicativa e outra prática. Primeiramente fora necessária uma teorização básica acerca da animação em stop motion, baseada na exemplificação da técnica que utiliza de diversas imagens estáticas para compor o movimento dos bonecos e auxílio na construção de pequenos roteiros de animação.

A segunda parte, contou com a realização audiovisual dos pequenos roteiros criados pelos grupos, bem como a confecção do cenário que serviu de pano de fundo para as mais diversas histórias filmadas ao longo do do dia.

As oficinas de animação ainda ocorrem durante o sábado em períodos que variam do matutino ao vespertino, com duração máxima de 1h30 cada, no Espaço Cultural Sinhá Prado, em Cambuquira.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.