Dia #1: Mesa “A curadoria no processo audiovisual”

Por Lidiane Volpi*

A primeira mesa da 7ª SUA – Semana Universitária do Audiovisual, aconteceu na noite do dia 14 de Novembro e teve como temática a curadoria no processo audiovisual. A mesa, presidida por Alexandre Guerreiro, contou com a fala de alguns curadores reconhecidos no meio audiovisual e, ao final, foi dado espaço para debate.

O primeiro a falar foi Cleber Eduardo, curador da Mostra de Tiradentes. Cleber teceu considerações acerca de seu trabalho, traçou um panorama de sua vivência junto ao festival, falou sobre sua visão de autorialidade em mostras e festivais audiovisuais, ressaltando sua importância para que tais eventos sejam bem sucedidos. Assim como outros membros da mesa, Cleber também ressaltou a importância do espaço dado a novos realizadores nas mostras e festivais nacionais nos últimos anos.

hosuh

Seguindo o viés do ineditismo, Aleques Eiterer, curador do FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário, localizou o evento no contexto histórico e também destacou a importância de se ter um festival capaz de retirar curtas realizados nas escolas de audiovisual e cinema de todo país do âmbito acadêmico e exibi-los para o público em geral. Por último,Tetê Mattos, curadora do Arabóia Cine, contribuiu para o debate, principalmente em questões que perpassam a pesquisa prévia de material audiovisual necessário para mostras que possuem um tema como norte do evento.

Ao final do evento fora aberto espaço para debate, no qual uma questão importante para realizadores, universitários ou não, que submetem materiais aos festivais, fora levantada: a duração que os curtas devem ter para se enquadrarem ao tempo das mostras. Também falou-se da convergência para o digital e da facilidade que inscrições via internet angaria para os realizadores.

haish

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.