Delírios de um Cinemaníaco – Projeto de longa-metragem São Carlense recebe Prêmio

pelos realizadores*

O longa “Delírios de um Cinemaníaco” – ainda em fase de produção – recebeu ontem em cerimônia realizada no Hotel Unique, em São Paulo, o primeiro lugar no Prêmio Longevidade do Bradesco Seguros, na categoria Histórias de Vida. Entregue pelas mãos de Nicete Bruno, o prêmio incentiva a disseminação e divulgação de história sobre longevidade, valorizando a troca de experiências entre gerações.

O filme retrata a biografia de José de Oliveira, cineasta amador e artista plástico da cidade de São Carlos/SP. Aos 80 anos, Zé pintor – como é popularmente conhecido na cidade – escreveu um roteiro para contar a história de sua vida e entrou em um grupo de jovens cineastas uma equipe para realizar seu novo sonho.

José de Oliveira, o Zé pintor, cineasta amador e artista plástico da cidade de São Carlos/SP.

Realizado pelo Circuito Fora do Eixo e a Filmes para Bailar (produtora da cidade de São Paulo), o projeto se baseia em modelos alternativos de financiamento, produção e distribuição, estruturados sobre os aspectos das ferramentas de código aberto, através da disponibilização e livre utilização de todas as informações de produção e realização do filme.

A cerimônia contou ainda com a presença da atriz americana Shirley Maclaine, de 77 anos, vencedora do Oscar e autora de diversos best-sellers. Ela discursou sobre a vida, o cinema e a maturidade.

Esse é o primeiro prêmio conquistado pelo projeto, que caminha para o seu 3º ano de trabalho.

“Com a valorização de uma instituição do porte da Bradesco, acreditamos que novas portas se abrirão no sentido de viabilizar a finalização e a distribuição do projeto.” diz Felipe Leal Barquete, integrante do grupo e autor do texto premiado na Cerimônia.

Gravação de cena da fase Maturidade
Cena do filme - fase da Infância

“Estruturamos o nosso trabalho a partir da lógica da Economia Solidária que visa trocas mais justas. E nesse contexto, a grande maioria das pessoas que se aproximam do projeto o fazem pelo coração, por se comoverem com a história e o carisma de José de Oliveira. Todos que se aproximam, em qualquer momento, só têm a somar, e contribui com o que pode contribuir… é assim que o projeto vem sendo construído” , complementa Felipe.

O filme já caminha para a sua finalização. Cerca de 66% do filme já foi gravado, e o restante está previsto para Dezembro.

O longa-metragem é o pilar principal de um projeto ainda mais amplo: Delírios de um Cinemaníaco visa resgatar e valorizar todo o trabalho de José de Olvieira, reposicionando o artista na história do Cinema amador brasileiro, e reconhecendo a importância do seu papel para a história da cidade de São Carlos.

O próprio artista está empenhado nesse processo, ajudando e orientando a equipe. Todo o material produzido pelas pesquisas e a execução do filme estão organizados no site do projeto – www.deliriosdeumcinemaniaco.com – e estão compartilhado para a sua utilização não-comercial, através da licença CreativeCommons.

Delírios de um Cinemaníaco premiado pelo Bradesco Seguros - Histórias de Vida, no IV Fórum Longevidade.

Nesse link, você pode conferir todas as fotos e o texto premiado pelo Bradesco Seguros – Histórias de Vida, no IV Fórum Longevidade Bradesco Seguros.

*Outros links do projeto:

– Site www.deliriosdeumcinemaniaco.com com novidades do projeto, fotos e vídeos do filme e da vida de José de Oliveira.

Projeto do Crowdfunding

Trailer Maioridade – Delírios de um Cinemaníaco

Teaser Infância – Delírios de um Cinemaníaco

Teaser Juventude – Delírios de um Cinemaníaco

Teaser do Documentário do processo

Roteiro literário manuscrito por José de Oliveira – Download do PDF

Roteiro do filme Delírios de um Cinemaníaco – 9º tratamento

TRAILER – Delírios de um Cinemaníaco from DF5 – Distribuidora de Filmes Fo on Vimeo.