Nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1 de março a Zwei, escola de idiomas, em parceria com a Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos realiza a Mostra Cinematográfica “Liebe und Lust: sobre o amor e o desejo no cinema alemão.” A Mostra é aberta ao público, respeitando a indicação etária dos filmes, e acontece no Teatro de Bolso do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, no Anfiteatro da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e no Cine São Carlos.

A Mostra conta com a programação em locais diversos para que a comunidade, sobretudo a acadêmica, e os alunos ingressantes possam conhecer e fazer uso dos espaços da cidade, uma vez que a Mostra acontece na semana de recepção dos calouros das duas universidades públicas, a USP e a UFSCar. O objetivo é dar ao público de São Carlos a oportunidade de conhecer um cinema não convencional, o cinema alemão, sob a temática fortemente exposta em outras culturas cinematográficas – o amor e o desejo. O desejo, muitas vezes colocado como oposto ao amor, é abordado nos filmes escolhidos de forma contrária. Por meio de Fatih Akin, Fassbinder, até mesmo a breve incursão de Visconti no universo de Thomas Mann, entre outros, a Mostra Liebe und Lust coloca, sem nenhum pudor, que o desejo não tem um só nome ou forma de expressão.

Os títulos exibidos são:
– dia 28/2 no Auditório da EESC – 18 horas “O Casamento de Maria Braun” (Rainer Werner Von Fassbinder, 1979) e 20h15 “Wolke 9” (Andreas Dresen, 2008)
– dia 29/2 no Teatro de Bolso do DAC – 19 horas “Morte em Veneza” (Luchino Visconti, 1971) e às 21h20 “Contra a Parede” (Faith Akin, 2004)
– dia 1/3 no Cine São Carlos, às 22 horas, “Paris, Texas” (Wim Wenders, 1984).

Mais informações sobre a Mostra, filmes e locais de exibição podem ser encontradas no site http://www.zwei.net.br/mostra.