VI SUA – Dia #1 – Fórum

Por Fernanda Sales*

O Primeiro Fórum da VI SUA aconteceu com intuito de apresentar o evento e seu funcionamento. Houve também, a apresentação dos cursos de audiovisual pelos alunos das universidades que estão participando da Semana. Desta forma, a equipe da organização apresentou-se e passaram para questões de ordem prática, para posteriormente, promover o debate entre os alunos das diferentes universidades que incluem, USP(Universidade de São Paulo), UNICAMP(Universidade Estadual de Campinas), UEG(Universidade Estadual de Goiás), UFSCar( Universidade Federal de São Carlos), UFSC( Universidade Federal de Santa Catarina), UFES( Universidade Federal do Espiríto Santo), UNESP( Universidade Estadual Paulista). A principio houve explicação sobre o rearranjo das oficinas, os locais, horários e a elucidação sobre um problema que houve com o Restaurante Universitário (RU), no qual seriam servidas as refeições para os estudantes. Também foi abordada a Feira de trocas que ocorrerá na quarta – feira (BUÀ) na qual poderá haver a trocas diversas, desde filmes até ideias, o bazar busca promover a integração e trocas entre os alunos e participantes.

Outra questão abordada no primeiro fórum foi o documentário que está sendo realizado durante a sexta SUA e que busca produzir um material, em qualquer suporte – desde câmeras de celulares, fotográficas, filmadoras – de forma colaborativa, com o intuito de preservar uma memória do evento. O conceito é que qualquer participante contribua com a produção de vídeos. A importância do documentário também é fomentar uma comunicação mais estreita entre as SUAS, de forma que no intervalo entre uma e outra, elas possam compartilhar experiências, frustações, sucessos. O documentário visa trazer o ponto de vista do público sobre a SUA Brasília. A RUA, inclusive, faz parte dessa iniciativa.

Por fim, o fórum foi finalizado com um debate sobre os diferentes cursos de audiovisual que estavam representados no evento, questões como a grade curricular, como se dão as realizações práticas, o apoio das universidades para tais realizações, os projetos de extensão, dentre outras questões pertinentes foram abordadas. Foi um debate bastante participativo. Os estudantes de audiovisual compartilharam experiências, frustrações e expectativas. Assim, houve a oportunidade de discutir as particularidades de cada curso.

* Fernanda Sales é graduanda do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Editora Geral da Revista  RUA.

Este post tem um comentário