6º CONTATO: Oficina de Rádio Aberta – A Experiência da Rádio UFSCar

Por Nayton Barbosa *
Fotos por Virgínia Jangrossi *

Com uma introdução feita por Ricardo Rodrigues, diretor geral da Rádio UFSCar, deu-se início a “Oficina Rádio Aberta – experiência da Rádio UFSCar”, organizada pelo 6º Festival Contato. Ricardo falou um pouco sobre a criação da Rádio UFSCar, que atua como um veículo de comunicação da universidade, buscando se aproximar da sociedade através de sua produção de conhecimento e conceitos, sempre dialogando com causas sociais, dentro dos conceitos que regem uma universidade pública.

Ricardo Rodrigues - Diretor da Rádio UFSCar e do 6º Festival CONTATO

Defesa da variedade cultural, promoção da cidadania, ser contra a discriminação e outros itens de área social, guiou e conceituou uma identidade que rege as escolhas feitas dentro da Rádio. A escolha, por exemplo, pela utilização de softwares livres, que possibilitam maior liberdade aos usuários, que podem copiar, distribuir, e até mesmo modificar, moldando-se às suas necessidades, foi tomada seguindo as ideias de suas diretrizes.

O funcionamento de toda a Rádio UFSCar é regido por softwares livres. Cristiano Barbosa do Amaral, técnico em TI da rádio e responsável por todo o funcionamento e supervisão  dos processos técnicos, falou sobre o gerenciamento do banco de dados da rádio. O programa básico que rege todo o sistema da rádio é o Rivendell. Enormes dificuldades foram encontradas no início do seu funcionamento, desde diversos “bugs” que o sistema apresentava até mesmo a falta de informações sobre o programa, que foi encontrado após pesquisas em rádios internacionais, já que a utilização desse tipo de programa, no Brasil, ainda é pouco recorrente.

Utilizando a iniciativa dos softwares livres, que propõe a possibilidade de moldar o próprio programa às suas necessidades, os erros foram sendo corrigidos e novas ferramentas foram implementadas, ao ponto de hoje se tornar um programa eficiente que consegue atender todas as demandas da rádio.

Um ponto citado e que merece destaque, é a intenção da Rádio UFSCar de espalhar não só a ideia, como o próprio programa no estágio em que ele se encontra, possibilitando e facilitando o trabalho de outras pessoas que possuem o interesse nesse tipo de projeto. Além da distribuição do programa, há a intenção de produzir tutoriais em português, uma medida que torna o processo de entendimento e interatividade com o programa mais prático, e também, previne que outras pessoas tenham os mesmos problemas encontrados por eles no início da rádio.

Essa iniciativa irá ajudar, por exemplo, alguns dos presentes na Oficina de Rádio Aberta que eram representantes de organizações que elaboram projetos que buscam mapear e auxiliar rádios comunitárias por todo o Brasil, e estudam a utilização de softwares livres.

Para finalizar, foi feita uma visita às dependências da Rádio, possibilitando ver que as medidas administrativas e técnicas tomadas pela rádio são realizáveis e funcionam de forma satisfatória.

* Nayton Barbosa e Virgínia Jangrossi são estudantes de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editores da RUA.

Este post tem um comentário