SeIS.12 Dia#1 – II Mostra SeIS de curtas-metragens “Olhares do Medo”

Por Luan Reis *

“[…] Do riso fez-se o ‘MEDO’”

De fato, se a comédia e o terror possuem algo de semelhante, enquanto gêneros cinematográficos, essa semelhança se deve a característica de ambos terem suas fórmulas testadas instantaneamente pelo público, que riem ou arregalam olhos frente as telas.

Durante a Abertura da 12ª Semana de Imagem e Som, que aproximadamente durante duas horas exibiu a sua II Mostra SeIS de Curtas Metragens “Olhares do Medo”, as reações se confirmaram. O terror nacional mostrou-se capaz de arrepiar o auditório do Teatro Florestan Fernandes, que reagiu com balbucios, mãos a boca, olhos arregalados, cabeças entre as pernas, entre outras interjeições pertinentes ao medo e seus efeitos.

Thiago Jacot e Arthur Autran

A mostra iniciou-se com a apresentação solene do Profº. Dr. Arthur Autran, que levantou questões relativas à produção brasileira de terror, que apesar de ser pouco difundido é produzido e tem na figura de José Mojica Marins, mais conhecido como Zé Do Caixão, o realizador mais celebrado e bem sucedido na cinematografia do horror nacional. Outros pontos ressaltados pelo Profº são o caráter democrático da SeIS (Semana de Imagem e Som) em integrar cursos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e populares, além da necessidade de se manter o tradicional evento para os futuros anos.

Foram exibidos dez curtas de todas as partes do país, que exploraram as “n” facetas do terror nacional, seja o “trash” do clipado You Bitch Die!!!, passando pelo documental Onde Os Mortos Não Tem Vez, até os psicológicos O Desgosto Dá Mais Lenha Pra Pensar e O Sono de Nina, outra vertente do terror explorado foi a reverência e a metalinguagem, sobretudo em Dr. Lang e a Ciência da Metalinguagem e o onírico Noturno. A produção audiovisual sãocarlense também marcou presença, com destaque para Delivery. Mas, certamente, Você Já Cortou Seu Cabelo Com Maquininha? foi quem, mesmo com seu nome atípico, causou o maior número de sustos na plateia.

Frame do curta "Você já cortou seu cabelo com maquininha?"

Além de assistir as projeções, o público fez as vezes de crítico e votaram em um dos dez curtas da mostra. O vencedor levará uma edição especial do clássico longa À Meia-Noite Levarei A Sua Alma. O evento fora finalizado com um coquetel para os presentes.

Se depender da irreverente Abertura, a 12ª Semana de Imagem e Som tem tudo pra provocar muitos arrepios e provar porque o medo tem espaço no cenário audiovisual brasileiro.

Coquetel de abertura

* Luan Reis é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Confira mais fotos e vídeos de cobertura acessando o site da SeIS.12.

Este post tem um comentário