SeIS.12 Dia #1 – Oficina de Edição de Som

Por Lucas Pardal *

Ana Luiza Pereira

Início da Semana de Imagem e Som 2012, Ana Luiza Pereira, graduada em Imagem e Som, começa sua oficina de edição de som com agradecimentos e relembra que organizou a primeira e segunda edições da SeIS, sua turma havia dado inicio ao evento que esse ano está em sua 12ª edição.

Após breve apresentação, Ana Luiza nos fala um pouco sobre o que é edição e como ela vem sendo exercida no Brasil, apontando as diferenças do modus operanti nacional em relação ao internacional, em especial o Hollywoodiano. Sempre de forma bem didática, Ana Luiza sistematizou o processo de criação da trilha sonora numa produção audiovisual separando as etapas e funções deste processo. Também explicou a importância do som na diegése, seja ela: intensificar uma emoção, esclarecer o enredo e até guiar o ponto-de-vista do espectador.

A oficina seguiu com a apresentação da infra-estrutura de uma equipe de edição de som, desde a pré-produção até a mixagem, isso foi importante para ambientar os que participavam da oficina sobre as diferentes funções existentes na área de som. Ana Luiza também falou de suas experiências pessoais na área e apresentou dois curtas dos quais participara da edição, Josué e o pé de macaxeira e O Divino, de repente, ambos com soluções muito interessantes no que diz respeito à ambientação, efeitos e trilha sonora como um todo. Todo esse processo de discussão das trilhas foi acompanhada de uma visualização prática da ferramenta Pro Tools o que tornou a oficina mais prática e participativa.

Oficina de edição de som

Ao final da oficina, pode-se sentir que o sentimento geral foi de a oficina ter sido o mais ampla possível sem se tornar rasa em conteúdo. E esse é só o começo da SeIS 2012, as oficinas, palestras, workshops e exibições de filmes continuam.

* Lucas Pardal é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Confira mais fotos e vídeos de cobertura acessando o site da SeIS.12.

Este post tem um comentário