A Garota da Fotografia (Maíra Larissa, Jéssica de Lima e Pedro Ciarlini, UnP, 2011)

Por  Pedro Ciarlini*

O curta “A Garota da Fotografia” foi fruto de um trabalho interdisciplinar de   fim   de   semestre   do   curso   de   Cinema   da   Universidade   Potiguar.   A   pauta   era livre   e   precisávamos   de   uma   história   simples,   que   pudesse   ser   realizada   com poucos recursos. A   ideia   para    o curta  veio  de  uma  “creepypasta”,  histórias  de  terror postadas   em   fóruns   e   redes   sociais   com   intuito   de   chocar   o   leitor,   que   circula pela   internet   há   anos.   Tentamos  manter   o   roteiro   o   mais   fiel   possível   ao   texto original,   de  origem   anônima   e   que   possui   diversas   versões   diferentes.

Foram quatro   dias   de   filmagens   em   lugares   próximos,   e  no   campus  universitário   da Roberto Freire e mais cinco dias de pós-produção. Um dos maiores desafios foi filmar durante horário de pico da universidade, em meio a um trânsito pesado de carros e pessoas. Ao   final  do   projeto,    mais    um    problema:     O   tempo     de   duração     limite estabelecido   pelos   professores   era   de   três   minutos   e   corte   final   do   curta   é   de quase  sete. Após intenso debate, decidimos manter a duração, mesmo sob risco de   penalidade   na   avaliação,   para   garantir   que   o   filme   ficasse   do   melhor   jeito possível.

*Pedro Ciarlini é realizador do curta A Garota da Fotografia e aluno do curso de Cinema da Universidade Potiguar (UnP)