Sobre o debate “O som no cinema como campo de pesquisa”

Suzana Reck Miranda*

Da esquerda para direita: Rodrigo Carreiro, Suzana Reck Miranda e Fernando Morais da Costa Foto: Fernanda Sales Rocha Santos

No dia 24 de janeiro de 2013, no auditório do CECH, o GESSOMA (Grupo Estudos do Som e da Música no Audiovisual), ligado ao PPGIS (Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som) e ao DAC (Departamento de Artes e Comunicação) da UFSCar, promoveu o debate “O som no cinema como campo de pesquisa”, com os Professores Doutores Fernando Morais da Costa (UFF) e Rodrigo Carreiro (UFPE). O objetivo foi estimular os pesquisadores a relatarem, a partir de suas próprias experiências, estratégias envolvidas no estudo e na análise do som no cinema. Três indagações prévias organizaram as exposições dos debatedores: (1) que motivações os levaram a pesquisar o cinema a partir de sua porção sonora; (2) quais são as principais dificuldades nas análises auditivas dos filmes e (3) quais peculiaridades envolvem este tipo de recorte.

Foto: Fernanda Sales Rocha Santos

O debate abarcou diversos aspectos, dentre os quais destacamos a delimitação dos sons (entre as múltiplas pistas que uma banda sonora pode conter) a serem recortados para uma observação atenta, bem como o porquê de tais escolhas. Os apontamentos articularam-se de acordo com a experiência individual de cada um dos pesquisadores, cujos recortes tanto promovem aproximações quanto singularidades. Parte dos temas que foram debatidos pontuaram as entrevistas realizadas pela equipe da RUA – transcritas logo após esta breve apresentação dos dois debatedores:

Fernando Morais da Costa é professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (Universidade Federal Fluminense) e autor do livro O Som no cinema brasileiro, publicado pela editora 7 Letras, em 2008. Atua também como técnico de som, editor e desenhista de som para cinema e tem publicado, com regularidade, artigos e capítulos de livros – resultantes de suas diversas pesquisas sobre o som no cinema.

Entrevista com Fernando Morais da Costa

Rodrigo Carreiro é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE (2010-2014). Recentemente, desenvolveu pesquisa sobre o som no cinema de horror e publicou artigos e capítulos de livros sobre gêneros cinematográficos e sobre o uso do som no cinema. É autor dos livros “História, Linguagem e Crítica de Cinema: Uma Introdução ao Mundo da Sétima Arte” e “Cibercinefilia: Uma história da crítica de cinema em Pernambuco”, editados pela editora Livro Rápido, de Olinda, em 2008.

Entrevista com Rodrigo Carreiro

Ambos são, atualmente, coordenadores do Seminário Temático “Estudo do Som”, que ocorre nos Encontros da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e responsáveis pelas disciplinas sobre som no cinema, oferecidas em seus departamentos de origem.

* Suzana Reck Miranda é professora adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar e coordenadora do Gessoma.

Para visualizar o debate, veja o livestream dividido em duas partes:

Parte 1

Parte 2