Apresentação Oral do CIC (Congresso de Iniciação Científica)

Na tarde da quarta-feira do dia 08 de outubro, mais exatamente das 16hs às 18hs no Auditório do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) no AT-2 da UFSCar São Carlos, fomos – e me incluo sem nenhuma restrição – apresentados a um universo completamente novo e, diga-se de passagem, estranho, ao da maioria de nós ali presentes: a questão da Iniciação Científica e Tecnológica, literalmente em CONTATO.

Neste contexto, seis jovens pesquisadores tiveram espaço para senão mostrar de todo seu trabalho, por questões de tempo, ao menos de causar a admiração dos ouvintes e, em algum sentido, instigar a vontade oculta (ou não) de futuros novos pesquisadores.

Um dos fatos que mais me chamaram a atenção, e creio eu da maioria, foi a não presença exclusiva de graduandos e seus respectivos trabalhos na área de Imagem e Som. Desse modo, foram apresentados projetos ligados ao Audiovisual em um âmbito maior, e sem dúvida, mais interessante e propulsor de uma reflexão pessoal mais profunda.
Desse modo, estavam presentes além de quatro alunos da Imagem e Som da UFSCar – São Carlos, um representante do curso de Ciências da Computação e outro de Ciências Biológicas, do Campus Sorocaba, inclusive, sob mediação de Leonardo Barbosa Rossato, graduado e mestrando em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Assim, foram tecidas desde as relações de pensamento entre o escritor Oswald de Andrade e Júlio Bressane, no que tange as noções de antropofagia e transcriação, neologismo de Haroldo de Campos, à analise de novas linguagens como a NCL – LUA, utilizada em programas televisivos digitais, por Caroline dos Santos Rodrigues e Newton Noboru Ichihara, respectivamente.

Rogerio Secomandi Mestriner analisa o modo como as mídias digitais são incorporadas e influenciam estética e narrativamente os projetos do diretor Michel Gondry, ao passo que a construção de uma “biblioteca virtual” com imagens sobre a implantação do Campus da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba é o objetivo geral da pesquisa de Vitor Tarso Guerra.

Por fim, Isabella Mitiko Ikawa Bellinger discorre a cerca da mudança na linha da crítica cinematográfica de Ismail Xavier nos tempos de estudante de Cinema da ECA-USP e posteriormente como acadêmico, enquanto que Felipe Pompêo de Camargo Januzzi trata do conteúdo interativo para a televisão digital via um experimento piloto de programa educativo.

Enfim, vimos, ouvimos e sentimos temas de extrema importância na sociedade atual, não restritos ao Cinema, Rádio e Televisão, mas com enfoques distintos nas relações cada vez mais evidentes e indissociáveis entre Arte, Comunicação e Tecnologia (via Novas Mídias, passíveis de uma maior Interatividade) na Produção Cultural e na Disseminação do Conhecimento.

OBS: Mais informações sobre os projetos de pesquisa aqui citados em http://www.ict2008.ufscar.br/