A II Mostra do Vídeo Popular aconteceu nesta segunda-feira, dia 14 de novembro de 2011, na Estação Comunitária do Jardim Gonzaga como uma parceria do Cine Gonzaguinha com o GECEPoP (Grupo de Estudo e Extensão em Comunicação e Educação Popular da UFSCar) e o Contatinho. O Cine Gonzaguinha comemorou um ano do projeto do cineclube com a apresentação dos curtas Nota de Corte, Fogo Interior, Xô, Dorzinha! e Calango.
A garotada mais nova que compareceu ao Cine Gonzaguinha demorou a se acalmar tamanha era a euforia enquanto os mais velhos assistiam com atenção ao documentário Nota de corte (São Paulo-SP, escolhido o melhor filme pelo público na 11ª Semana de Imagem e Som). Este documentário mostra justamente a dificuldade de acesso das classes mais baixas à universidade pública através da história de um garoto da periferia que tenta entrar no curso de música, além disso, conta com depoimentos de especialistas sobre o assunto para refletir sobre a situação crítica da educação brasileira.
No segundo curta, o documentário Fogo Interior (Rio de Janeiro-RJ), somos apresentados à visão de mundo de uma mulher que trabalha com malabarismo de fogo no sinal de um famoso bairro no Rio de Janeiro. A personagem reflete sobre a vida, a relação com as outras pessoas, sobre o pensamento que gera uma condição, que, por sua vez, gera o efeito e estes geram o destino (“tudo o que a gente pensa é aquilo que se manifesta”), ela pensa também sobre a harmonia e a união entre as pessoas, como o “fogo interior” do título que move as pessoas.
O terceiro curta é o videoclipe da paródia Xô, Dorzinha! (São Carlos-SP) criada por Nilva R. Rodrigues sobre a música “Biquini amarelinho” e interpretada pelo Grupo Parodiando, composto por mulheres idosas de São Carlos. O vídeo é uma criação coletiva do Grupo de Vídeo do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla. O curta surpreendeu pela graça e desenvoltura dos participantes do projeto. As atividades do grupo podem ser conferidas no blog: http://educommagma.blogspot.com.
Ao final da apresentação as crianças já estavam mais calmas e assistiam com muita atenção curta de animação Calango (Alê Camargo, Brasilia, 2007), que conta as aventuras de um calango faminto que tenta capturar um inseto sem sucesso. Todos se divertiram com a animação que foi o primeiro curta produzido pelo curso ANIMUS da OZI Escola de Audiovisual de Brasília.
Além dos curtas apresentados as crianças também brincaram de tirar fotos dos amigos com as câmeras fotográficas e filmadoras da própria cobertura do evento. A alegria de cada uma delas ao se reconhecerem e verem seus amigos fotografados foi contagiante e um exemplo do que um simples gesto pode despertar em uma criança.
Abaixo assista os curtas ou trailers dos vídeos apresentados:
Trailer – Nota de Corte (Documentário / 17 min. / São Paulo-SP)
Fogo Interior (Documentário / 9 min. / Rio de Janeiro-RJ)
Xô, Dorzinha! (Experimental / 3 min/ São Carlos-SP)
Calango (Animação / 8 min/Brasília-DF)
*Marcelo Félix é graduando do curso de Imagem e Som da UFSCar, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e integrante da Editoria Geral da RUA.
Pingback: 5º Festival CONTATO « Revista Universitária do Audiovisual
Pingback: Festival Contato » Blog Archive » Cobertura do Cine Gonzaguinha pela Revista Universitária do AudiovisualFestival Contato