Por Nícolas Martins
Cineclube “Da RUA ao CAIS”
Em um dos primeiros experimentos audiovisuais do século XIX, Edward Muybridge registra em uma série de fotos o movimento de um cavalo galopando, montado por um homem trajando uniforme típico dos praticantes de hipismo.
Desde então, o esporte e o audiovisual se tornaram cada vez mais indissociáveis na consciência coletiva. Por exemplo, quando pensamos na Copa do Mundo de 1994, não nos vem à mente apenas a partida da final entre Brasil e Itália, mas sim a comissão técnica brasileira invadindo o campo, Galvão Bueno gritando “é tetra!” e o contraste com a imagem de um cabisbaixo Roberto Baggio na marcação de pênalti. Ou quando pensamos na Fórmula 1, logo vem a imagem de Ayrton Senna atravessando a linha de chegada ao som da icônica canção.
Assim, aproveitamos o ensejo dos Jogos Olímpicos de Paris e selecionamos uma série de longas e curtas-metragens para investigar o que torna essa relação entre o cinema e o esporte tão fascinante e a relação intrínseca entre essas duas áreas que se fundamentam tanto no movimento.
Esperamos que goste da programação!
PROGRAMAÇÃO:
– Rivais (2024), dirigido por Luca Guadagnino – 12/07, 14h, auditório do CECH no AT-2
-– “O Corintiano” (1967), dirigido por Milton Amaral – 17/07, 19h, auditório do CECH no AT-2
– “A Menina de Ouro” (2004), dirigido por Clint Eastwood – 26/07, 14h, auditório do CECH no AT-2
– Curtas e Médias: “Barbosa” (1988), dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, “Um homem que voa: Nelson Prudêncio” (2013), dirigido por Adirley Queirós e Maurílio Martins e “Procura-se Irenice” (2016), dirigido por Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça – 29/07, 14h, auditório do CECH no AT-2, com o convidado Marco Escrivão