Cinema e Esporte: Sessões do Cineclube “Da RUA ao CAIS” de Julho

Por Nícolas Martins

Cineclube “Da RUA ao CAIS”   

Em um dos primeiros experimentos audiovisuais do século XIX, Edward Muybridge registra em uma série de fotos o movimento de um cavalo galopando, montado por um homem trajando uniforme típico dos praticantes de hipismo. 

Desde então, o esporte e o audiovisual se tornaram cada vez mais indissociáveis na consciência coletiva. Por exemplo, quando pensamos na Copa do Mundo de 1994, não nos vem à mente apenas a partida da final entre Brasil e Itália, mas sim a comissão técnica brasileira invadindo o campo, Galvão Bueno gritando “é tetra!” e o contraste com a imagem de um cabisbaixo Roberto Baggio na marcação de pênalti. Ou quando pensamos na Fórmula 1, logo vem a imagem de Ayrton Senna atravessando a linha de chegada ao som da icônica canção.

Assim, aproveitamos o ensejo dos Jogos Olímpicos de Paris e selecionamos uma série de longas e curtas-metragens para investigar o que torna essa relação entre o cinema e o esporte tão fascinante e a relação intrínseca entre essas duas áreas que se fundamentam tanto no movimento.

Esperamos que goste da programação! 

PROGRAMAÇÃO:

– Rivais (2024), dirigido por Luca Guadagnino – 12/07, 14h, auditório do CECH no AT-2  

-– “O Corintiano” (1967), dirigido por Milton Amaral – 17/07, 19h, auditório do CECH no AT-2

– “A Menina de Ouro” (2004), dirigido por Clint Eastwood – 26/07, 14h, auditório do CECH no AT-2

– Curtas e Médias: “Barbosa” (1988), dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, “Um homem que voa: Nelson Prudêncio” (2013), dirigido por Adirley Queirós e Maurílio Martins e “Procura-se Irenice” (2016), dirigido por Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça – 29/07, 14h, auditório do CECH no AT-2, com o convidado Marco Escrivão

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta