CRÍTICA | Evidências do Amor (2024), Pedro Antônio

Por Caio Cardoso Holanda

Redação RUA

Filmes inspirados em canções não são uma novidade no cinema brasileiro, pois sucessos como O Abismo Prateado (2011), de Karim Aïnouz, baseado em Olhos nos olhos (Chico Buarque) e Eduardo e Mônica (2022), de René Sampaio, baseado na canção homônima de Renato Russo. Em 2024, a Framboesa Filmes lança nos cinemas brasileiros o longa Evidências do Amor estrelado por Fabio Porchat e Sandy Leah, uma comédia romântica com tom lúdico e fantasioso para a autorreflexão de um relacionamento.

No filme, Marco (Porchat) e Laura (Sandy) se apaixonam em um karaokê ao som de Evidências, com o tempo desenvolvem um relacionamento longevo que termina de forma aterradora para Marco. Um ano depois, um fenômeno sobrenatural ocorre na vida de Marco, toda vez que ele escuta a música Evidências, ele retorna às memórias de seu relacionamento com Laura.

O diretor Pedro Antônio tem experiência com comédias e filmes infanto juvenis, porém aqui ele se desafia ao fazer uma comédia romântica lúdica e repleta de canções que criam uma estética de videoclipe ao se aproximar de uma montagem dinâmica e uma linguagem visual publicitária. Tendo como referência filmes como Yesterday (2019), Questão de Tempo (2013) e Click (2006), Evidências do Amor se desenvolve como uma romcom popular e divertida no cinema brasileiro.

Ao trazer a canção Evidências para o centro da discussão do filme, o roteiro utiliza a letra da música para desenvolver o relacionamento de seus protagonistas e a melodia percorre todo o filme seja de forma diegética ou não diegética, assim criando um personagem-canção, que de início aparenta ser uma maldição, mas que tem uma função narrativa de provocar os conflitos internos no casal. Uma música popular, talvez a mais popular do país, é tensionada o tempo todo para que a comédia surja a partir da relação de Marco com a mesma, gerando situações engraçadíssimas também com a personagem Júlia brilhantemente interpretada pela atriz Evelyn Castro. Equilibrando com muita sabedoria a comédia e o romance, a obra também consegue desenvolver arcos dramáticos com muita habilidade, principalmente na relação de Marco com seu pai, gerando a cena mais pessoal e singela do filme.

Entretanto, o filme nem sempre acerta nas cenas cômicas, Fábio Porchat parece muitas vezes apenas repetir os trejeitos de suas esquetes no Porta do Fundos e Sandy parece tímida em frente às câmeras, as vezes sumindo mesmo quando o filme pede para que ela se destaque, talvez esse seja o motivo pelo qual o roteiro optou focar mais em no personagem de Fábio. O excesso de personagens secundários também gera incômodo quando observamos que eles servem apenas para gerar gatilhos emocionais nos protagonistas ou para levá-los a diferentes cenários.

Portanto, Evidências do Amor é um suspiro de amor, carinho e brasilidade ao exaltar a famosa canção com uma história simples, mas graciosa.