Dia Internacional da Animação (DIA)

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Animação (DIA). Neste dia, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA lançou, em 2002, o Dia Internacional da Animação, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 50 países.

No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). No ano de 2010 foram mais de 400 cidades participantes em todos os estados brasileiros.

Neste ano chegamos à 7ª Edição do DIA – Dia Internacional da Animação, mostra que tem como objetivo escolher e exibir filmes, trazer público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar o público de cinema no país.

Foto do terceiro dia.

Em São Paulo foi uma grande festa! Nos dias 27, 28 e 29 de outubro o DIA passou por algumas escolas públicas da cidade com a Mostra Infantil levando a animação pra dentro da sala de aula.

No DIA 28 na Cinemateca Brasileira, as comemorações começaram às 19h30, com o Coordenador local, Fábio Yamaji, apresentando ao público a história do DIA, seus objetivos e seu formato único, bem como agradeceu aos patrocinadores e apoiadores, dando início à grande noite da animação. Em seguida, em São Paulo como em todo Brasil, teve início a Mostra Internacional. Durante a sessão, inúmeros espectadores chegavam e integravam a festa, resultando em casa cheia para a Mostra Nacional, o grande momento da noite.

Paulo Muppet, diretor do videoclipe "Bonequinha do Papai".

Antes da sessão de curtas brasileiros subiram ao palco representantes paulistas, cujos filmes integravam a Mostra Nacional: Paulo Muppet, que dirigiu o videoclipe Bonequinha do Papai junto com Luciana Eguti, Ana Luiza Pereira, diretora de som de Eu queria ser um monstro (de Marão) e Fábio Yamaji, diretor de O divino, de repente. Os realizadores falaram brevemente sobre os seus filmes e em seguida as luzes apagaram-se para mais uma hora de cinema de animação.

Finda a Mostra Oficial, foi feito um quiz sobre animação e os ganhadores levaram pra casa uma camiseta exclusiva do DIA.

Lígia Borba é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e produtora do Dia Internacional da animação em São Paulo.