Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começou no último dia 22, com a exibição de O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira. O cineasta português de 102 anos não é nenhum estranho à Mostra, ela que acompanhou de perto sua carreira e o homenageou diversas vezes foi agora também a co-produtora de seu novo filme.

A 34º edição da Mostra  foi até o dia 4 de novembro e proporcionou a exibição de mais de 500 títulos, entre longas e curtas vindos de todos os cantos do mundo.  Conhecida pela competitividade de suas estréias, cujos ingressos esgotam rapidamente, a Mostra trouxe diversos títulos inéditos e muito disputados.

Sofia Coppola estava entre os nomes mais esperados, Um Lugar Qualquer, conta a história de um astro de Hollywood em crise e não escapa do fascínio que a diretora tem por loiras platinadas, essas personagens intrigantes que passeiam entre o fútil e o ingênuo. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza, o filme conta com uma cena inesquecível de pole-dancing com as gêmeas da Playboy, Karissa e Kristina Shannon.

Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola

Cópia Fiel foi outro título em destaque, o diretor iraniano Abbas Kiarostami deixou o oriente médio para filmar na França a obra que rendeu à Juliette Binoche o prêmio de melhor atriz em Cannes. Conhecido por desafiar os limites entre a narrativa e a linguagem,  Kiarostami apresentou novamente uma obra que atinge esse objetivo em toda sua simplicidade, quando durante o passeio de uma tarde a ficção criada pelos personagens passa a ser realidade para eles e quem sabe ao público também.

Juliette Binoche foi premiada em Cannes, por Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami

Desafiar ou manipular a veracidade da narrativa é também artifício de Exit Trough The Gift Shop, do famoso artista e grafiteiro, que vive sob o pseudônimo de Banksy, mas cuja a identidade real é desconhecida. Essa figura misteriosa é apresentada no filme como um vulto negro, semelhante a diversos personagens de seus grafites. Ele discute a integridade da obra de arte pregando uma peça no público, tanto que seu formato ganhou um novo título: Prankumentary (neologismo entre as palavras “peça” e “documentário”, em inglês). O filme teve todas as suas sessões completamente lotadas durante o evento, mas já circula livremente na internet, nada mais justo para uma obra que discute o espaço e o valor no mundo artístico.

Win Wenders em sua exposição Lugares, estranhos e quietos.

Além de 25 salas de cinema, a Mostra contou também com exibições paralelas na Bienal,  no Ibirapuera e no vão do MASP, que exibiu diariamente clássicos de John Ford como Nos Tempos da Diligência e Rastros do Ódio. O MASP também estreou durante a Mostra a exposição, composta por fotografias tiradas por Win Wenders, Lugares, estranhos e quietos, que permanece no museu até janeiro. O cineasta alemão veio ao Brasil acompanhar a Mostra com 4 grandes títulos de sua filmografia: Asas do Desejo, Paris Texas, Até o Fim do MundoO Filme de Nick. Wenders também participou da sessão Filmes da Minha vida,  debate em que cineastas e críticos expuseram as obras que os marcaram e influenciaram. Entre os sabatinados esteve Arnaldo Jabor, que citou Fanny & Alexander como um dos maiores filmes da história e para não perder a chance de polemizar chamou Vittorio de Sica, de melodramático. Depois de 25 anos, Jabor voltou a ativa com o filme A Suprema Felicidade, também exibido na Mostra, mas que parece ter trazido a felicidade suprema apenas ao diretor e aos sádicos de plantão.

Arnaldo Jabor e A Suprema Felicidade

Outra exposição que foi destaque da Mostra acontece no espaço Tomie Ohtake até o dia 28 de novembro, Kurosawa, criando imagens para cinema é um conjunto de desenhos do diretor japonês Akira Kurosawa, que explicita seu minucioso processo de composição, algumas das ilustrações são projeções quase idênticas dos quadros de seus filmes. Teruyo Nogami, assistente de Kurosawa em 19 longas, acompanhou a exibição da cópia restaurada de Rashomon (1951) e contou para o público sobre como o filme sobreviveu à dois incêndios, vítima dos tempos em que os negativos eram altamente explosivos.

A 34ª Mostra anunciou títulos premiados e personalidades homenageados em sua festa de encerramento, que aconteceu na Cinemateca Brasileira. O Troféu Bandeira Paulista, mais importante prêmio, foi entregue ao filme Quando Partimos, de Feo Aladag, candidato alemão ao Oscar 2011. O prêmio de Conjunto da Obra foi concedido a um dos mais importantes nomes da Boca do Lixo, Carlos Reichenbach, que ainda na ativa cinematográfica aproveitou a oportunidade para pedir apoio na distribuição internacional do Garotas do ABC, seu penúltimo filme, mostrando que o conjunto da obra no Brasil só se faz com  muita cara de pau.

Bernardo S. De Oliveira e Carlos Reinchenbach, na festa de encerramento.

Lígia Gabarra é graduada em cinema pela FAAP e já dirigiu 2 curtas.