A 12º edição do Dossiê da RUA aborda o tema Cinema e Psicanálise nos seus mais diversos aspectos buscando compreender os meandros dessa relação e os caminhos que se apresentam com as pesquisas e as reflexões sobre essa temática. Contando com análises baseadas nas teorias de Freud, Jung, Lacan entre outros teóricos e psicanalistas, os autores tratam de uma grande variedade de filmes como A Professsora de Piano, A Partida, Bruna Surfistinha, Fantasma, Clube da Luta, Minority Report, Império dos Sentidos, Os Homens que Não Amavam as Mulheres e Um Método Perigoso.
Apresentamos também artigos que analisam a obra de Hitchcock, a relação entre o nascimento da psicanálise com Freud e obra de Méliès, a relação entre a memória e a linguagem, uma abordagem sobre monstros, cinema e o medo ao estranho, outra sobre o Teremin e a psicanálise no cinema americano, além de um artigo sobre a própria relação entre cinema e psicanálise.
Todos os artigos foram apreciados pelo Conselho Editorial do Dossiê composto por Gilberto Alexandre Sobrinho, Marcelo Ikeda, Flávia Cesarino Costa, Josette Monzani e Samuel Paiva. Agradecemos a participação valorosa dos autores que contribuíram com os artigos importantes para essa publicação e aos conselheiros e editores que colaboraram com a análise, edição, revisão e publicação deste Dossiê. Muito obrigado a todos.
Uma ótima leitura e reflexão sobre Cinema e Psicanálise!
Confira aqui a compilação completa do Dossiê #12 – Cinema e Psicanálise e abaixo nos links cada um dos artigos:
Cinema e Psicanálise – Modos de usar
por Mirian Tavares
Cinema e psicanálise: os sinthomas hitchcockianos
por Mauro Eduardo Pommer
Documentando entre a memória e a linguagem
por Larissa Leda Fonseca Rocha e Lívia Janine Leda Fonseca Rocha
O filme Clube da Luta: Leituras Psicanalíticas Possíveis
por Miriam Chnaiderman
Freud e Méliès: cinema, sonho e psicanálise
por Ronis Magdaleno Júnior
Os Homens que Não Amavam as Mulheres, uma reflexão sobre o feminino
por Daniela Quevedo
Império dos Sentidos: A experiência pornográfica como expressão da liberdade
por Plynio Thalison Alves Nava e Antonielly Cantanhêde Wolff
Lacan com Spielberg – O Olhar Abjeto da Nova Lei
por Ivan Capeller
Um método perigoso: o avesso da psicanálise
por Janaina Namba
O monstro, o cinema e o medo ao estranho
por Verônica Guimarães Brandão
Notas psicanalíticas sobre o Fantasma, de Murnau
por Amadeu de Oliveira Weinmann
A Partida, de Yojiro Takita, numa perspectiva psicanalítica do corpo
por Bianca Scandelari
A Professora de Piano: Notas Perversas
por Raya Angel Zonana
Raquel e o Duplo ou — Programa Moderno de Produção das Garotas de um Diário
por Alessandro Zir
O Teremin e a Psicanálise no Cinema Norte-americano
por Fabrizio Di Sarno