Filmes de Estrada do Brasil – produções nacionais e coproduções internacionais

public2

 

Mesmo apresentando alguns “problemas de definição”, no sentido de conseguir delimitá-los precisamente, assim como em outros gêneros audiovisuais, os road movies têm vários estudos voltados para produções que apresentam discursos audiovisuais pautados pela presença de imagens e sons relacionados a veículos em movimento, conduzindo indivíduos por uma estrada; sequências narrativas em que a estrada tem um papel fundamental.

No Brasil, ao longo de décadas, vários realizadores têm se voltado para experiências com filmes de estrada, em produções nacionais e coproduções internacionais, utilizando as possibilidades discursivas desse gênero (ou subgênero dos filmes de viagem, como alguns supõem) para refletir sobre transformações das sociedades e dos sujeitos.

É com interesse em mapear tal produção que a 15ª edição do Dossiê apresenta o tema “Filmes de Estrada do Brasil – produções nacionais e coproduções internacionais”.

Os artigos foram apreciados pelo Conselho Editorial do Dossiê composto por Samuel Paiva, Sara Brandellero, Gustavo Souza e Fernanda Boff e pela equipe de editores da revista. Agradecemos a participação dos autores que contribuíram com os artigos para essa publicação e dos conselheiros e editores, que colaboraram com a análise, edição, revisão e publicação deste Dossiê.

Boa leitura!

Linhas de Coerência Discursivas em Filmes de Estrada do Brasil

Texto de abertura por Samuel Paiva

Reflexões sobre O Brasil não é longe daqui e O manuscrito perdido: uma proposta metodológica

Por Wiliam Pianco

Anotações sobre a perambulação automotiva, o Cinema Marginal e Aopção ou As Rosas da Estrada.

Fábio Raddi Uchôa

Árido Fértil: As novas possibilidades de representações do sertão nos filmes de estrada contemporâneos no Brasil

Por Henrique Rodrigues Marques

Árido Road Movie: Identidade e Tradição entre o Sertão e o Litoral

Por Marcelo Dídimo Souza Vieira e Érico Oliveira de Araújo Lima

As curtas viagens paraibanas: Aspectos dos filmes de estrada no curta-metragem Cova Aberta

Por Marcelo Soares

Diários de Motocicleta: O Roteiro Aberto no cinema de Walter Salles

Por Sancler Ebert

O road movie no cinema brasileiro contemporâneo: Viajo porque preciso, volto porque te amo

Por Raquel do Monte

Rir para não chorar: a viagem em O Palhaço (2011), de Selton Mello

Por José Duarte

 

Conselho Editorial do 15º Dossiê

  • Fernanda Boff
  • Gustavo Souza
  • Samuel Paiva
  • Sara Brandellero

 

Equipe de Editores do 15º Dossiê

  • Caio Vinícius
  • Henrique Rodrigues
  • Lidiane Volpi
  • Melina Dantas
  • Victória Cristina

 

 

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta