Oficina de Trilha Sonora

O segundo dia da 8ª Semana Universitária do Audiovisual começou com as amadas, adoradas e disputadas oficinas. E uma dela foi a de trilha sonora, ministrada por Mateus Alves.

Mateus começou a oficina mostrando os compositores de trilha musical que mais influenciaram seu trabalho, fazendo uma comparação entre os mais antigos e os mais atuais, mas de forma bem dinâmica e com muitos exemplos de sons e cenas, vimos de Ennio Morricone (segundo Mateus a maior influência dentre todas) e Bernard Hermann a John Carpenter e Mica Levi.

Depois disso fomos para uma parte didática chamada por Mateus de “O que é interessante numa trilha” onde ele nos deu dicas de como facilitar o trabalho na hora de realizar uma trilha musical ou utilizar uma musicas já existentes, como Kubrick utiliza a musica clássica em seus filmes.

Depois disso Mateus apresentou seu processo criativo nos filmes em que trabalhou, em especial no curta Em Trânsito de Marcelo Pedroso (exibido no dia anterior no primeiro cineclube dessa edição da SUA).

No geral a oficina foi boa, mas ficam aqui algumas críticas para que na próxima edição da SUA talvez sejam levadas em consideração.

Como a SUA reúne em sua maioria estudantes de cinema e alguns poucos cinéfilos não vinculados a instituições de ensino poderiam dar um toque nos oficineiros para que eles não fiquem explicando demais coisas pequenas que talvez (creio eu) as pessoas envolvidas com cinema já saibam.

Essa oficina e algumas outras, tanto desse ano como do ano passado, seguiram mais a linha palestra que oficina propriamente dito. Fica como sugestão que sejam oficinas somente o que seja de fato mais prático do que teórico, pois como foi o caso dessa oficina, muitas pessoas a mais das que foram inscritas poderiam ter participado e talvez sem a necessidade de inscrição, se fosse dada como uma palestra, o que foi na realidade, uma ótima palestra.

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta