Fórum da Executiva

É claro para todo estudante de audiovisual, principalmente de instituições públicas de ensino, que os cursos de audiovisual tem diversos problemas, desde estrutura, equipamento até grade curricular, acesso aos cursos de audiovisual (que são sim elitizados), e docentes. Além disso temos problemas para nos inserir no mercado de trabalho, com as políticas públicas para o audiovisual e não conseguimos reivindicar nada, ou quase nada, pois não há apoio e força política entre os próprios estudantes para reivindicar e levar aos órgãos responsáveis nossas reivindicações com seriedade.

Por todos esses fatores reconheceu-se que é mais do que necessário um espaço para discussão desses assuntos entre os estudantes e na 7ª Semana do Audiovisual foi criado o Fórum da Executiva, com o intuito de discutir todos esses problemas, já no ano passado foi indicado se seria necessário a criação de uma executiva nacional para levantar todos os cursos de audiovisual e cada curso escolheria 3 pessoas que ficariam responsáveis por repassar as demandas das universidades para a executiva e as deliberações da executiva para os cursos, além disso ajudar na organização da SUA seguinte, no caso a desse ano, além de outras demandas. Tudo isso seria feito através de uma lista de email, entretanto acabou não dando certo.

Ano passado a palavra de ordem do fórum  foi integração e a desse ano foi debate.

O fórum de encerramento da 8ª SUA foi marcado por discussões acaloradas e desorganização, em parte por falta de tempo para discutir todas as pautas e em parte por que esse ano muitas outras instituições que não puderam ir a SUA anterior não estavam por dentro do que estava sendo discutido, já que o Fórum buscava dar continuidade as deliberações e indicativos passados. Depois de esclarecer a todos o que estava sendo discutido conseguimos chegar a alguns, poucos, pontos conclusivos.

Foi discutido os pontos fracos e fortes da 8ª Semana do Audiovisual que aconteceu em Recife, na UFPE, e chegou- se a conclusão de que dentro da programação da Semana deve haver mais espaço para discussões relativas ao Fórum e não somente no último dia, pois não há tempo hábil para discutir todas as demandas. Além de tornar os espaços de debates mais propícios a debates abrindo espaço para os participantes falarem, além dos componentes das mesas, além de debate também na abertura do evento. Também foi apontado que a cada ano o evento fica maior, o que é bom, pois estamos conseguindo juntar quase todos os estudantes de audiovisual do Brasil anualmente, mas há de haver organização e talvez uma definição de um formato oficinal do evento para que a SUA tenha estrutura para receber cada vez mais pessoas e seja um evento tão reconhecido quanto a Forcine e que da Semana Universitária do Audiovisual saiam as demandas que hoje são discutidas e aprovadas por docentes sem a participação política dos alunos.

Nessa edição também houve a pré – SUA, onde alunos de cursos de audiovisual de vários estados inscreveram oficinas que foram realizadas em escolas públicas do Recife. Os alunos que participaram falaram um pouco da sua experiência e ficou claro a importância do projeto, sendo assim, foi discutido, votado e aprovado que haverá a realização da pré – SUA em todas as edições daqui pra frente, além disso dentro da programação também haverá um espeço para repasse da pré – SUA. Ainda sobre a pré – SUA haverá também um banco de dados com os projetos já realizados que serviriam para futuros projetos de extensão.

Nesse fórum também foi discutido que a executiva nacional precisaria andar de fato e para isso foi deliberado que esta fosse oficialmente nomeada como FENEAV – Federação Nacional dos Estudantes de Audiovisual. Foi criado um grupo no facebook para que a discussão fosse aberta para todos e as conclusões seriam passadas pelos representantes de cada universidade para o grupo de email para manter uma organização das demandas e deliberações para que dentro de um ano haja empenho e discussões para se criar o estatuto da FENEAV. Para realmente organizar e fomentar a federação serão feitas as SUAs regionais no primeiro semestre com o intuito de discutir os problemas enfrentados em cada região para repassar para a SUA Nacional no segundo semestre.

Foram criados ainda grupos de trabalho (GT’s) para o encaminhamento de demandas como o estatuto, mapeamento dos problemas dos cursos de audiovisual de cada universidade, elaboração de carta ou manifesto ao MINC e ajudar na elaboração da SUA de 2015.

Por fim foram definidas as sedes das próximas SUA’s regionais e nacional. Das regionais ficaram definidas que a norte/nordeste será na UFRB e a sudeste na UNICAMP, as regionais centro – oeste e sul ainda não foram definidas, mas é de extrema importância que aconteça.

Já a SUA Nacional, depois de uma justificativa emocionante, será realizada na UFPA no Pará.

E para o próximo ano será discutido a realização de uma SUA Internacional que o pessoal da UFPel se mostra extremamente empenhada em fazer acontecer.

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