Debate – Política, Espaço Geográfico e Identidade Cultural Através do Audiovisual

A maioria dos participantes imaginou que o debate teria relação com a ocupação do Cais José Estelita e o movimento artístico e cinematográfico que nasceu em meio a isso tomou rumos fortuitos e inesperados.

O debate foi voltado para o projeto do qual o componente da mesa Leonardo Sette participou, o Video nas Aldeias. Leonardo expôs como o projeto foi feito e como eles inseriram o cinema nas aldeias do Xingu que participaram do projeto tentando não interferir e não impor como os vídeos deveriam ser feitos e contando com a participação e ajuda dos índios para realizar os vídeos.

Os índios ajudaram no projeto também como realizadores, sendo que eles próprios produziram boa parte dos vídeos. Segundo Leonardo, no começo queriam mostrar uma “realidade indígena” que já não faz parte do cotidiano deles, como por exemplo, eles pediam para que quando fosse filmado não mostrasse as antenas parabólicas das casas, eles escondiam aparelhos, bicicletas, pois segundo os índios, mostrando isso ficava “feio”, e essa ideia vem da experiência que eles tem com outros meios audiovisuais que já conheceram as aldeias e de certa forma faziam com que eles mostrassem a comunidade indígena que na realidade já não é mais como antigamente.

Por fim foi entendido que o intuito do projeto era fazer uma representação dos índios sem interferir na realidade deles e fazer com que eles se reconhecessem no que eles haviam feito e no que estava sendo representado e tudo isso depois de muito tempo de convívio e respeito as comunidades as quais eles trabalharam.

Segundo Leonardo os índios ficaram satisfeitos com o resultado e sempre se reúnem para assistir ao material bruto, pois eles sentem como se finalmente tivessem uma representação como eles imaginam do que eles realmente são. Sendo assim o projeto conseguiu levar o audiovisual para um espaço geográfico ainda pouco representado sem interferir muito na identidade cultural e acrescentando conhecimento em relação ao audiovisual para essas comunidades.

Entretanto não houve debate que pudesse levar a indicações de como inserir o audioviovisual em demais espaços e nem como firmar o audiovisual como identidade cultural de uma comunidade, cidade ou país, mas houve sim, mais uma vez uma apresentação de experiências que não deixa de ser relevante, porém não cumpriu o papel de debate e sim de palestra.

Modafinil