SeIS.12 Dia #3 – Oficina de direção de atores

Por Luan Reis *

Certamente uma das mais esperadas oficinas da 12ª Semana de Imagem e Som aconteceu na quarta-feira, no Teatro Municipal de São Carlos. A Oficina de Direção de Atores oferecida pela experiente diretora Ariela Goldmann foi um dos maiores sucessos da Semana. A oficineira demonstrou em aproximadamente seis horas porque é uma das profissionais mais disputadas e conceituadas no ramo de direção de atores e de lutas corporais.

Ariela reuniu os alunos em uma roda, onde o Profº Mauricio Zattoni  – docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar – introduziu as atividades apresentando o currículo de Goldman, que inclui trabalhos de preparação de elenco para renomados realizadores brasileiros; entre eles: Fernando Meirelles, Walter Sales, Cao Hamburguer;  e nas produções muito relevantes do cenário audiovisual atual; qual: XinguQuincas Berro D’ÁguaCidade BaixaSom & Fúria, entre tantas outras.

Após a prévia introdução, Ariela fez uma oficina mista, onde teorias e experiências pertinentes ao campo da direção de atores foram realizadas em consonância com atividades práticas, que enfatizavam a importância do controle do diretor na condução cênica, da relevância da cumplicidade entre diretor e ator e do contato visual para construção das relações em set. Na segunda parte, as atividades se voltaram para a leitura e boa compreensão do roteiro e do trabalho pioneiro de Goldmann na direção de lutas, método aprendido pela mesma na Inglaterra e repassado para a vivência cênica dos atores.

A oficina foi finalizada em formidável clima de descontração, onde cada aluno teve a palavra para dizer o que tinha aprendido de mais importante durante toda oficina. Ariela fechou sua fala participando da proposta e deixando claro para os iniciados como era gratificante estar em um ambiente “sem preconceitos e renovador” (sic), experiência que guardaria com ela por muito tempo.

* Luan Reis é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Para ver mais fotos e vídeos de cobertura, acesse o site da SeIS.

Este post tem um comentário