VII Semana Universitária do Audiovisual – SUA 2013

De 14 à 17 de Novembro acontecerá a 7ª Semana do Audiovisual (SUA), evento que reúne estudantes de audiovisual provindos de diversas partes do país e, entre palestras, oficinas, mesas de debates, apresentação de pesquisas e fóruns, pretende discutir o fazer audiovisual em toda sua plenitude.

Assim como em anos anteriores, a equipe de editores da RUA estará presente e será o veículo oficial de cobertura do evento. Essa aproximação se dá, principalmente, devido ao fato de ambos os lados terem por objetivo disseminar o conhecimento sobre a área do audiovisual, bem como promover o debate público acerca do mesmo.

A temática do evento e da revista também se aproximam e na próxima edição, que será lançada à público durante a realização do evento, será pautada por questões que perpassam o processo e o produto audiovisual. O processo é o meio pelo qual o audiovisual existe em si, é a técnica, aliada a estética que concretizam a realização, o produto – produto este que é carregado e especificidades e que angaria, em si próprio, questões de exibição e distribuição.

A RUA está em Niterói (RJ) e nos próximos dias a revista será invadida por uma série de publicações, vídeos e entrevistas coletadas no evento. Tudo isso visando você aí, que estará ou não presente fisicamente.

Oficina Direção de não-atores, por Fernanda Sales Rocha Santos

Oficina Convergências Audiovisuais, por Lidiane Volpi

Oficina Preservação Audiovisual, por Chris Ribeiro

Oficina Direitos Autorais, por Lucas Scalon

Oficina de Video-instalação, por Henrique Rodrigues Marques

Oficina Cinema-livre, por Sofia Mussolin

Dia #1

O primeiro dia da SUA contou com a primeira mostra do evento, repleta de curtas universitários, o início de algumas das oficinas que serão ministradas ao longo da semana, a primeira das rodas de conversa e a sessão de abertura com o filme Avanti Popolo, do diretor Michael Wahrmann. Cada atividade foi seguida por debates com o público presente. Confira os relatos sobre as atividades:

Mostra SUA 1, por Lucas Scalon

Mesa “A curadoria no processo audiovisual”, por Lidiane Volpi

Sessão de abertura “Avanti Popolo”, por Henrique Rodrigues Marques

Dia #2

O segundo dia da SUA contou com o seguimento de algumas oficinas que se iniciaram no primeiro dia, o início de outras, com a segunda edição da Mostra SUA e a primeira parte das apresentações de pesquisas. Foram debatidos também o audiovisual contemporâneo em uma das mesas do dia e a produção audiovisual em rede, em uma roda de conversa com Fred Benevides e Luiz Garcia.

Mesa “Audiovisual brasileiro contemporâneo”, por Fernanda Sales Rocha Santos

Apresentação de pesquisas1, “os cinema do afeto, intimidade e cotidiano”, por Chris Ribeiro

Roda de conversa “Estéticas da produção audiovisual em rede”, por Lucas Scalon

Mostra SUA 2, por Jéssica Agostinho

Dia #3

Mesa “Cinema e Educação”, por Jéssica Agostinho

Apresentação de Pesquisas 2, por Henrique Rodrigues Marques

Mostra paralela Cineclube Sala Escura, por Sofia Mussolin.

Roda de conversa “Os rumos da preservação audiovisual no Brasil hoje”, por Murillo Guedes Manalischi

Dia # 4

O quarto e último dia da SUA teve ares de encerramento. Com um Fórum extremamente proveitoso e a última mostra universitária, a expectativa para o próximo encontro é grande.

Fórum da executiva nacional dos estudantes de cinema e audiovisual, por Jéssica Agostinho.

Mostra SUA 4, por Henrique Rodrigues Marques