36ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo

* Por Matheus Fragata

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega à sua trigésima sexta edição e acontecerá entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro. Dentre os 350 títulos que estarão disponíveis ao público durante essas duas semanas, a organização da Mostra decidiu enfatizar as obras de Tarkóvski sendo que a filmografia completa do diretor estará na programação de diversos cinemas participantes.

Além disto, em conjunto com o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o evento organizou a exposição “Luz Instantânea: Polaroides de Andrei Tarkóvski”, que trará oitenta fotografias em polaroide tiradas entre os anos 1979 e 1984, acompanhando a vida e a obra do aclamado diretor.

O evento também apresenta sete títulos importantes do diretor japonês Minoru Shibuya, que já trabalhou como assistente de Yasujiro Ozu. Ele é praticamente desconhecido fora do Japão, o que torna ainda mais interessante conferir as obras deste cineasta que tem, entre seus trabalhos, filmes importantes como “O Rabanete e a Cenoura”, baseado em um esboço dos roteiros finais de Ozu.

Visando o cinema contemporâneo, outro diretor que ganha destaque nesta edição do evento é o alemão Sergei Loznitsa. Após chamar atenção em 2010 no Festival de Cannes com seu trabalho “Minha Felicidade”, Loznitsa retornou ao Festival em maio deste ano, recebendo o prêmio FIPRESCI (crítica internacional) com o longa “Na Neblina”. O diretor virá a São Paulo para debater e apresentar seus filmes ao público.

Entretanto, talvez a atração que mais se destaca é a exibição ao ar livre no Parque do Ibirapuera de uma cópia restaurada de “Nosferatu”, clássico do terror de 1922 dirigido por F.W. Murnau. A exibição será acompanhada da Orquestra Petrobras Sinfônica e Coral, com regência do maestro alemão Pierre Oser, que compôs uma partitura dedicada ao filme. A exibição se dará no último dia da Mostra (2 de novembro, sexta-feira, às 20 horas) e funcionará como o encerramento oficial das exibições. Outros filmes clássicos também estão presentes na programação como “Lawrence da Arábia”, de David Lean e “Tubarão”, de Steven Spielberg.

Para descobrir mais detalhes sobre o evento e a programação completa dos filmes, basta acessar ao site oficial da Mostra. A Cobertura da RUA estará presente na sessão ao ar livre de “Nosferatu” e terá um artigo especial dedicado ao evento.

* Matheus Fragata é graduando do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Editor Responsável pela Cobertura da RUA. É editor do site Noite Americana.