5º MACACO – Movimento Artístico e Cultural do CAASO

Entre os dias 22 e 28 de agosto ocorreu o Movimento Artístico e Cultural do Caaso, o MACACO, que nesse ano de 2009 chegou a sua quinta edição. O Festival, organizado pelos alunos do CAASO – Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira da USP de São Carlos, teve como objetivo aproximar universidade e comunidade, promovendo debates que colocaram em questão o papel da própria universidade no fometo à cultura da região.

As atividades durante o evento procuraram estimular a participação dos moradores de São Carlos e dos próprios universitários nas produções culturais da cidade em eventos gratuitos que se caracterizaram por uma pluralidade de conteúdo. Atividades como oficinas e grupos de discussão almejaram aproximar a participação do público de maneira efetiva na criação artística. De modo original, o Macaco abriu espaço para os participantes interessados na criação coletiva e colaborativa.

“Esse ano a comissão organizadora do MACACO começou a se reunir desde abril, essas reuniões tiveram a presença de vários grupos culturais da cidade (Massa Coletiva, Janela Aberta, BC Ufscar, Tusp – Teatro da USP, Ganja Groove, Chilela Amarela) além de estudantes da USP da graduação e da pós-graduação. Muitas discussões aconteceram principalmente sobre o papel do CAASO como movimentador e produtor de cultura na cidade e a importância do MACACO como um real movimento Artístico e Cultural no papel de diminuir as barreiras existentes entre as universidades e a cidade de São Carlos.. (Diazepam)

Um dos temas colocado em pauta foi a discussão sobre bandas e grupos independentes que surgem em contraponto a cultura de massa incorporada pela grande mídia, e a importância de se ter grupos recriando o debate e a prática de cultura popular e urbana. O Grupo de Capoeira Cativeiro do CAASO teve assim, importante papel nessa discussão, e em conjunto com a comissão organizadora produziu o primeiro evento do ano do MACACO, no dia 13 de maio (dia da Abolição da Escravatura), onde se colocou em questão o significado dessa data durante oficinas e exibição de filmes, finalizando a noite em uma celebração festiva com o tema.
A partir dessas atividades e debates veio a temática: “Resistência e Independência Artístico e Cultural” com enfoques em cultura popular, cultura urbana e contemporânea. Dessa maneira a realização do evento conseguiu iniciar uma aproximação com os grupos da cidade, principalmente com o Movimento Hip Hop, O Grupo do Ciclo de Práticas Culturais Populares e o Massa Coletiva, conseguindo assim trazer atrações de grupos independentes de fora da cidade, como o Teatro de Narradores grupo de teatro de São Paulo, e as apresentações musicais: Comadre Fulozinha, Guardaloop, Contra Fluxo e La cartelera Ska. O que trouxe uma mudança no dia a dia e nas atividades do CAASO, no campus da USP e na própria cidade de São Carlos.”

Gabriela Rahal – Comissão de Organização do MACACO de 2009.

Entrevista e comentários por Filipe Garcia Peçanha – Graduando de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)