6º Festival CONTATO: HackLab Macambira-Capivara: Experimentações em arte e tecnologias livres

Por Jéssica Agostinho *
Fotos por Loiane Vilefort e Jéssica Agostinho *

Deu-se início hoje, às 14 horas, na sede da Rádio Livre Capivara (situada no prédio do Diretório Central dos Estudantes – DCE Livre UFSCar) a atividade intitulada de “HackLab Macambira-Capivara: Experimentações em arte e tecnologias livres”. A oficina, que acontecerá até quinta-feira (18/10), visa a implementação do software livre Rivendell na Rádio Capivara, uma Rádio Livre que existe desde 1996. O Rivendell é um software utilizado para o gerenciamento de um banco de músicas, “de conteúdo de áudio digital, destinado para o uso em ambientes de Rádios profissionais. Nele, estão incluídas ferramentas robustas para aquisição, organização, gerenciamento e execução de material em áudio de e para diversos tipos de destinos e fontes.” ¹ O software é utilizado há 5 anos pela Rádio UFSCar e mais informações podem ser encontradas clicando aqui e aqui.

Ainda durante a atividade será atualizado e preenchido um “wiki” (plataformas de conhecimento editáveis colaborativamente) sobre a oficina, através de uma iniciativa do Pontão Nós Digitais, que reúne mais de 30 pontos de cultura e do Lab Macambira, “um grupo distribuído de desenvolvimento avançado em software livre, iniciado por compositores, arquitetos, pesquisadores universitários e ex-googlers, atuando nas áreas Audiovisual e Web.” ² O projeto leva o nome de Macambira em homenagem a Cleodon Silva, também conhecido como Pedro Macambira, uma personalidade de fundamental importância para o desenvolvimento do Software Livre no Brasil. O wiki que será preenchido pode ser acessado clicando aqui.

Na quinta-feira, haverá uma apresentação dos resultados obtidos na oficina, na Geodésica construída em frente à sede da Rádio UFSCar. Ainda serão utilizados outros diversos softwares, como o Hack Table, “Software para um instrumento que gera sons a partir de dobraduras flutuantes detectadas por webcam”.

A programação do 6º CONTATO traz, ainda, outras atividades sobre a criação de Rádios Abertas e Softwares Livres, como a Oficina sobre a experiência da Rádio UFSCar e a Oficina sobre softwares livres para radiodifusão, ambas na quinta-feira, com início às 10 horas, na Rádio UFSCar e na sede do DCE, respectivamente.

¹ Fonte: http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Esporodifusores_-_rivendell

² Fonte: http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Lab_Macambira

*Jéssica Agostinho e Loiane Vilefort são estudantes de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editoras da RUA.

Este post tem um comentário